Prosepa é oportunidade para adolescentes construírem cidadania

Monitores contaram como programa é desenvolvido e os benefícios aos jovens     

Alunos do Prosepa durante atividade com os monitores, desenvolvida durante a tarde da última sexta-feira


Saly Lorety Gonçalves de Lima, diretora do colégio da Urcamp

O 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon) desenvolve um serviço de profissionalização, integração e educação de adolescentes (PROSEPA). Tal programa busca a unificação e harmonia entre os diversos segmentos sociais da construção da cidadania, que passa pela preparação dos indivíduos para exercícios de seus direitos e conhecimento de suas obrigações como cidadão. De acordo com o sargento Silvio Garim, monitor do programa, o objetivo geral da iniciativa é promover a melhoria das condições de vida dos adolescentes, proporcionando a eles a integração à sociedade, oportunizando a capacitação, a iniciação profissional e o resgate à cidadania, despertando a consciência crítica de seus direitos e deveres de cidadão. É realizado um trabalho em conjunto com os responsáveis pelos alunos, no sentido de resgatar o comprometimento e as regras de convivência social. “As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta, em turno inverso ao da escola. Nessas atividades, são abordados cursos de desenho e pintura, inglês, informática, bem como atividades esportivas, lúdicas, ordem unida (hierarquia e disciplina) e manutenção das instalações, além de atividades extraclasse, quando solicitados por outras entidades e parceiros”, explicou o sargento.

Durante o período de férias escolares, o Prosepa não para suas atividades, mas as diferencia, com programação semelhante a uma colônia de férias.

Atualmente, o único PROSEPA que ainda se encontra em atividade no Estado é o do 2º RPMon. Conforme os monitores, Sargento Silvio e Soldado Marisa, a continuidade do Programa se dá devido ao grande apoio recebido do 2º RPMon e da parceria da comunidade local, que há 12 anos patrocina o Programa, juntamente com o resultado positivo demonstrado pelos integrantes. O Prosepa possui vinte e cinco adolescentes, sendo quinze alunos e dez alunas, sob a coordenação do Capitão André Chaves Moura e os Monitores, 1º Sargento Silvio e Soldado Marisa.

EXEMPLO
Leonardo Maciel da Cunha, 15 anos, é ex-aluno do PROSEPA e atualmente é bolsista no Colégio da URCAMP, graças ao ótimo rendimento que obteve no programa.
De acordo com a diretora do educandário, Saly Lorety Gonçalves de Lima, o colégio possui 75 alunos, e somente dois bolsistas, que precisam apresentar bom rendimento e frequência para continuar com a bolsa.

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.