Ambiente da própria história

A Câmara de Vereadores realiza, a partir das 18h30 desta sexta-feira, sessão solene em homenagem aos 130 anos do clube Caixeiral de Livramento, fundado em 8 de julho de 1883. A homenagem, sugerida pelo vereador Gilbert Gisler, o Xepa, será aberta ao público e tem como objetivo resgatar e referenciar a história da entidade, que se confunde com a própria história de Livramento. Entidade sem fins lucrativos, o Caixeiral visava, inicialmente, atender os anseios dos caixeiros viajantes que circulavam pela Fronteira. O clube ostenta o título de entidade social mais antiga e tradicional do município. Em suas dependências, nasceram o Lions Clube de Livramento, a Sociedade Internacional de Auxílio aos Necessitados (SIAN) e o Centro de Tradições Gaúchas Fronteira Aberta, todas entidades de renome e de destaque nos cenários municipal e estadual. Teve como primeiro presidente Miguel Cáceres, e recebeu em seus salões visitas ilustres, tais como: Olavo Bilac, O Príncipe dos Poetas, em 21 de outubro de 1916; a cantora Bidu Sayon, em 29 de julho de 1937; os presidentes Juscelino Kubitschek, do Brasil, e Arturo Lezama, do Uruguai, em 16 de março de 1957. Atualmente, o clube conta com um quadro social com mais de 4 mil sócios e tem como presidente o empresário Luisinho da Silva.

Resgates

Depois que a empresa Cooperativa Aliança anunciou o lançamento, em breve, de uma nova linha de vinhos finos, que levará o nome de “Cerro da Cruz”, em homenagem ao local onde funciona a vinícola, uma outra novidade deverá agradar – e muito – os santanenses mais “arraigados” à memória. Uma outra linha de bebida está sendo lançada, em homenagem a uma das mais tradicionais marcas de Livramento.

Controle social

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, tem, sim, força e efetividade significativa, o trabalho desenvolvido pelos órgãos de controladoria na área pública. Pode até demorar, mas os exemplos que se têm visto ao longo dos últimos anos são provas inquestionáveis de que  o olho social sobre as maracutais e até mesmo sobre simples “erros” adminisitrativos envolvendo dinheiro público acaba conseguindo resgatar o interesse coletivo. Talvez seja correto, sim, pensar em “apertar” ainda um pouco mais o torniquete da pressão em termos de punição aos chamados crimes do colarinho branco e, dessa forma, tentar prevenir que eles ocorram. Mas que já não há mais tanta facilidade para fazer, sem que a sociedade descubra, isso é de certeza.

ICMS

A luta dos empresários gaúchos pelo fim da cobrança do percentual referente à diferença das alíquotas do ICMS  sobre os produtos que entram no Estado volta à pauta, na manhã de hoje, em reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, com o deputado estadual Frederico Antunes, que levantou a bandeira pela suspensão da cobrança, que desequilibra a concorrência comercial com outros estados.

Parceria urbana

O Governo do PT, sabidamente avesso a privatizações, sabe, porém, que muitas vezes é necessário buscar parcerias para tornar realidade alguns projetos não contemplados originalmente no orçamento. Nesse sentido, tem trabalhado ações em conjunto com a sociedade, principalmente na área de eventos. Recentemente, porém, por sugestão do vereador Gilbert Gisler, também assinou contrato de parceria com a empresa de Fabio Perez, para a instalação de 50 bancos de cimento e 80 lixeiras, em diferentes pontos da cidade. O custo do investimento será coberto por publicidade nos próprios equipamentos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.