Tiago Braz vence a Copa 190 anos de Livramento

O grande campeão Tiago Braz (e) junto do jornalista Pedro Nicola

Se todas as atenções estavam na disputa pelos lugares abaixo do campeão, posto polarizado de antemão para os mestres Joel Chacon, de Cuba, Dieley Bello da Venezuela, Manuel Larréa do Uruguai, além de outros tantos jogadores, esqueceram-se de incluir entre os possíveis favoritos, e por que não postulante ao título, um jogador oriundo das categorias de base do Bobby Fischer Xadrez Clube.

A Copa 190 anos de Sant’Ana do Livramento de Xadrez Internacional foi disputada no Salão Branco da Casa de Cultura Ivo Caggiani, pelo sistema suíço, em nove rodadas, em que os vencedores ganhavam 3,0 pontos, os derrotados 1,0 e os eventuais empates eram contemplados com 0,0 ponto. Esta inovação promovida pelo BFXC, que inicialmente suscitou desconfiança por parte dos jogadores – cuja eficácia foi posta em dúvida – ao fim foi aprovado, sendo a organização parabenizada pela pioneira iniciativa e coragem, na implantação desta nova regra. Ao fim, o que se viu foi que não ocorreu nenhum empate. Em cada rodada, o que se via era ambos os enxadristas colocando suas peças no ataque, em partidas abertas. Aqueles desagradáveis empates combinados de antemão entre amigos ou parceiros de viagem ou de clube, finalmente foram coibidos e extintos.

Na conclusão, o funcionário dos Correios e Telégrafos local, Tiago Pereira Braz, aos poucos, foi chegando lá e, com 92,56% de aproveitamento, onde dos 27 pontos em disputa conquistou 25, ficou com o título.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.