Exemplo de Boa Vista

Estive, no último final de semana, em Nova Boa Vista, participando da 5ª Kolonifest. Lá participei do ato em que o empresário Vladimir Pedro, da Laticínio Boavistense, fez a entega dos resfriadores por expansão, que adquiriu, com recursos próprios. Os 50 resfriadores de leite serão distribuídos aos seus fornecedores. Uma bela iniciativa que dialoga com o Programa Mais Leite de Qualidade, que implantamos na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, dentro da meta que estabelecemos, no planejamento estratégico da Câmara Setorial do Leite, de dobrar a produção leiteira do Estado em dez anos e promover ações para melhorar, ainda mais, a qualidade do produto. A empresa transforma, diariamente, mais de 40 mil litros de leite em diversos queijos e iougurtes.

Mais investimentos

A política do governo do Estado, de estimular a diversificação de atividades nas regiões produtoras, atraiu novos investimentos para a região de Santa Cruz. A Universal Leaf Tabacos Ltda (ULTL) anunciou, em encontro que tivemos com o governador Tarso Genro no Palácio Piratini, que está centralizando suas atividades industriais na fábrica localizada naquele município. A empresa possui 30 mil produtores integrados nos três estados do Sul e, com a transferência das atividades que mantinha em Joinvile, vai incrementar o processamento na unidade gaúcha de 40 a 45 milhões de quilos e gerar, na safra, de 450 a 500 empregos. A medida fortalece a economia gaúcha.

Mais renda com a irrigação

Visitamos, na semana passada, durante a interiorização realizada pelo Governo do Estado, a propriedade de Reno Bohrz, no interior de Ibirubá. Produtor há mais de cinco décadas, ele vem apostando na irrigação como forma de aumentar a produção leiteira, ampliar a renda e, com isso, manter sua família, com qualidade de vida, no campo. Nos contou que produzia de 30 a 35 toneladas de milho para ensilagem quando não utilizava a irrigação. Com a adoção do sistema, na mesma área, está tirando até 65 toneladas. Agora, está financiando pelo Mais Água, Mais Renda, através do Badesul, um novo pivô, em que vai investir, com subsídios do governo estadual, pouco mais de R$ 417 mil. Em compensação, vai ampliar seu plantel de 190 para 300 vacas e, naturalmente, incrementar a produção que hoje é de 5,5 mil litros de leite/dia. Pretende produzir dez mil litros.

Posse na Federarroz

Representei, na última terça-feira, o governador Tarso Genro na posse dos novos dirigentes da Federarroz, entidade com que mantemos um produtivo diálogo na defesa dos interesses da lavoura arrozeira. Enfrentamos juntos a grande crise do arroz, na safra 2010/2011, buscando o apoio do Governo Federal para superar os graves problemas ocasionados pela superprodução, aliada aos altos estoques, que jogaram os preços para baixo. Superada aquela fase, estamos novamente unidos na busca da estabilidade para esta importante cadeia produtiva, buscando mecanismos que estabeleçam equilíbrio entre oferta e demanda. Defendemos o planejamento do plantio, de acordo com as necessidades do mercado, a diversificação das atividades e a ampliação da presença do produto nos mercados nacional e internacional.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.