Secretário afirma ter conversado com Mainardi sobre o problema

Carlos Alberto Fernandes

Carlos Alberto Xavier Fernandes disse que titular estadual da Agricultura deverá dar um retorno ainda no mês de dezembro

Os prejuízos causados pelos javalis preocupam a todos, segundo deixou claro o secretário Carlos Alberto Xavier Fernandes, titular da pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no município.

“Foi, inclusive, um tema sobre o qual tratamos no Seminário de Ovinos que organizamos em Livramento, com mobilização das prefeituras da região com os sindicatos rurais. Encaminhamos, inclusive, correspondência ao Ministério da Agricultura e ao Ministério do Meio Ambiente” – justifica o secretário.

Fernandes explica que esteve em Porto Alegre na semana passada e conversou com o secretário Luis Fernando Mainardi, da Agricultura do Estado sobre o assunto. “Fomos chamados pelo Mainardi, junto com o prefeito Glauber, tratamos sobre recursos financeiros para o município e também abordamos a questão do javali” – afirma, salientando que Mainardi lhe disse que no dia seguinte entraria em contato com os comandos geral da Brigada Militar e do 3o Exército.

Alvo: javali europeu causa prejuízos à pecuária e lavoura

“Com ambos os comandos, o secretário Mainardi vai buscar soluções. Quem sabe criar um pelotão, um programa de combate ao javali, essa praga que vem causando muitos prejuízos. Talvez tenhamos primeiro uma ação da BM e, depois, do EB. Sabemos que é uma situação muito difícil e é preciso e necessário um controle” – pondera. Fernandes destaca que não podem ser realizadas ações isoladas, como uso de venenos. “Temos exemplos do que é feito na Europa, com o cercamento e controle das fêmeas, mini lavouras cercadas com cerca elétrica, fechadas, usando essa comida como armadilha. São ações concretas. Mainardi me disse que, ainda em dezembro, terá posicionamento sobre o tema” – disse.

Fernandes também concorda que é preciso incentivar a criação e instalação dos clubes de tiro. “Acho que é importante. Temos um grupo nessa luta, que continua a buscar espaço, já que ambientalmente não foi possível na pedreira” – pondera.

“Em âmbito de município, fica complicado para nós. Vamos precisar, sim, de ação do governo federal, e o secretário Mainardi tem condições para ser o coordenador geral das ações” – relata.

O titular da Agricultura em Livramento destaca que há necessidade de sensibilizar os órgãos de Polícia, bem como montar pelotões específicos para ações emergenciais. Sabemos que não resolve, não elimina o problema, mas cria, com autorização do meio ambiente, condições para solução emergencial. “O fato é que precisamos de medidas, resolver o problema é dificil, mas, emnome do prefeito Glauber temos feito o que nos compete: cobrar” – concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.