Proposta quer Cavalgada Fronteira da Paz integrada ao Calendário de Eventos

Ao assumir o Legislativo, o suplente de vereador Sergio Moreira apresentou pedido de valorização da tradicional atividade gauchesca

Tradicionalistas programam mais uma edição da tradicional cavalgada

O suplente de vereador, Sergio Moreira, do PDT, no exercício do cargo de vereador, protocolou na secretaria da Câmara Municipal uma sugestão ao prefeito Glauber Lima, no sentido de que a tradicional “Cavalgada Fronteira da Paz”, que reúne representantes de diversas entidades tradicionalistas de Livramento em roteiros a cavalo, geralmente integrando o município a outras cidades do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina, seja definitivamente incorporada ao Calendário Oficial de Eventos de Sant’Ana do Livramento. A ideia do vereador em exercício é que em 2014, quando chega à sua 20ª edição, a Cavalgada já faça parte da programação oficial de eventos do município.

A 20ª edição já está sendo organizada em conjunto pelo próprio vereador e pelo tradicionalista Pedro Curbello, o “Paysano”, para o mês de março do ano que vem. A proposta para essa edição é que a cavalgada percorra o trajeto entre Sant’Ana do Livramento e Tacuarembó, no Uruguai, durante a realização da “Fiesta de la Patria Gaucha”. Moreira adianta que já foi feito contato com Claudio Santana, do Consulado Geral do Brasil em Rivera, que já garantiu apoio à iniciativa. “É um grande incentivador desta integração sobre patas de cavalo e vai contribuir na organização da cavalgada”, relatou o Vereador em exercício. 

Integração Binacional 

Sérgio Moreira adianta que os organizadores da “Cavalgada Fronteira da Paz” pretendem sair de Livramento com destino a Tacuarembó pelo menos três dias antes do início da “Fiesta”, realizada anualmente naquele departamento uruguaio. O grupo de cavaleiros deverá sair do Parque Internacional, em solenidade na qual os organizadores pretendem contar com as presenças dos prefeitos de Livramento, Glauber Lima; de Rivera, Marne Ozório; e de Tacuarembó, que inclusive já foi convidado. “Gostaríamos que ele participasse conosco da saída aqui da Fronteira, e depois aguardasse a chegada da Cavalgada lá em Tacuarembó”, explicou Moreira.

“Já falamos com o prefeito Glauber Lima e explicamos nossa proposta, uma vez que, estando no Calendário de Eventos e, portanto, sendo uma atividade oficial do Município, os representantes da Secretaria de Turismo ou o próprio Prefeito ou o Vice poderão nos acompanhar nessa atividade, que tem como objetivo divulgar a nossa cidade. Essa integração é muito importante, não apenas como forma de ajudar no desenvolvimento turístico da nossa Fronteira, mas também para estimular os nossos tradicionalistas, que prestam um serviço muito relevante para a sociedade, organizando e realizado eventos para a comunidade, resgatando, preservando e projetando as nossas tradições pampeanas”, concluiu o legislador.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.