AS PESQUISAS BOBAS

Fazer pesquisas 15 meses antes das eleições presidenciais além de perda de tempo é como botar dinheiro no lixo. No entanto, para alguma coisa elas servem, especialmente quando são promovidas por entidades que dependem da boa vontade dos governos.

É o caso da mais recente pesquisa encomendada à MDA pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), entidade privada liderada pelo senador Clésio Andrade (PMDB-MG).

O senador mineiro é um conhecido apoiador de todos os atos governistas e liderança do setor dos transportes, que sofre acusações de explorar os empregados. Ele que chegou ao Senado como suplente e patrocinador da campanha de Eliseu Resende (ex-ministro dos Transportes, governo de João Figueiredo) que morreu no exercício do mandato e abriu a vaga hoje ocupada por Clésio.

Esta recente pesquisa mostrou uma queda acentuada no prestígio de Dilma Rousseff. A pesquisa diz que, no caso de uma possível candidatura, a presidenta Dilma Rousseff tem apenas 14,8% da intenção espontânea de voto, quando não são apresentadas opções de candidatos. Em segundo lugar, os entrevistados citam o ex-presidente Lula (10,5%), seguido por Marina Silva (5,9%), Aécio Neves (4,9%), Eduardo Campos (1,4%), José Serra (1,2%) e Joaquim Barbosa (0,7%).

A pesquisa não perguntou sobre um segundo turno com os candidatos citados de maneira espontânea. Na verdade, a espontaneidade dos pesquisados talvez seja o única coisa validade numa pesquisa tão adiantada do pleito de outubro de 2014.

E aí vale a dedução de que se houvesse um segundo turno entre os candidatos que foram lembrados pelos eleitores consultados. Dilma (14,8%) disputaria a eleição com Lula (10,5%). Uma bobagem, vamos admitir.

CONCURSISMO (1)

Brasileiro sonha em ser funcionário público. É da nossa cultura arranjar um emprego em qualquer governo e já ir fazendo as contas sobre o ano em que vai se aposentar. Não é por acaso que o concurso para Inspetor de Polícia do RS teve 8.321 inscritos.

CONCURSISMO (2)

O governo estadual oferece 350 vagas ficando assim 23,4 candidatos por vaga. Ao mesmo tempo, 5.868 candidatos disputam outras 350 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, numa base de 16,7 candidatos por posto de trabalho.

SEGURANÇA BLINDADA (1)

Ford vai entregar (se ainda não entregou) um lote de SUVs da marca Edge para a Presidência da República. São blindadas e servirão para o transporte pessoal e do staff presidencial.

SEGURANÇA BLINDADA (2)

As viaturas com a grife presidencial estarão à disposição em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Aqui na capital gaúcha as viaturas poderão transportar familiares da presidente Dilma Rousseff com proteção da Polícia Federal.

ESTRANHO PAGAMENTO (1)

Wellington Ferreira da Costa, assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), foi assaltado e levaram dele R$ 100 mil reais em espécie. Alves confirmou que era seu o dinheiro roubado e serviria para pagar a prestação de um imóvel adquirido de seu colega de Câmara, deputado João Maia (PR-RN)

ESTRANHO PAGAMENTO (2)

Perguntado por que não fez uma transferência bancária para o seu colega em vez de pagá-lo com dinheiro vivo, Alves disse neste último fim de semana que era um “direito” seu pagar a dívida em espécie. Claro que é um direito do deputado tal operação, mas que é um pagamento estranho, ah, isso é.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.