Secretário Mainardi quer discutir invasão de javalis em Livramento

Em visita à Fronteira, titular da pasta da Agricultura demonstrou surpresa com a gravidade da situação, que tem trazido grandes prejuízos à economia local

Secretário participou do programa Conversa de Fim de Tarde, na rádio RCC FM

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, vai tentar agendar para o mais breve possível a realização, em Sant’Ana do Livramento, de uma audiência pública com o objetivo de discutir meios de combater os graves prejuízos que estão sendo causados aos produtores e à economia local, pelos ataques de grupos de javalis aos rebanhos, principalmente de ovinos. Para o secretário, que se declara “apaixonado pela ovinocultura”, o enfrentamento entre o javali e a ovelha é desigual: “Nesta guerra, a ovelha nunca vai ganhar. Enquanto a ovelha dá uma cria por ano, a fêmea do javali chega a gerar 12 crias no mesmo período”, comparou.

Luiz Fernando Mainardi: situação mais grave que imaginava

Luiz Fernando Mainardi demonstrou surpresa ao receber um relato dos integrantes da bancada do programa Conversa de Fim de Tarde, nesta segunda-feira, quando participou como convidado especial do programa levado ao ar de segunda a sexta, pela rádio RCC FM. “Obviamente que eu já sabia da ocorrência, mas não imaginei que estivesse tão grave o problema aqui na Fronteira. Tão logo termine o programa, vou entrar em contato com o secretário (Airton) Michels, da Segurança Pública, e o secretário Neio Lúcio (Fraga Pereira), do Meio Ambiente, para acertar a realização de um encontro aqui em Livramento, para discutir essa questão diretamente com os produtores e autoridades daqui”, declarou.

O secretário ouviu relatos impressionantes sobre os ataques de javalis a estabelecimentos rurais de Livramento. A radialista, economista e produtora rural Clarisse Acauan alertou que os estragos causados pela ação das varas – ou manadas – de javalis, em busca principalmente de alimento, não se verificam apenas nos rebanhos ovinos. Pequenos animais são vítimas incapazes de escapar desses animais, que se disseminaram rapidamente na região e são extremamente violentos. “Até mesmo as lavouras estão sendo atacadas”, acrescentou Clarisse.

Acompanhado pelo presidente da Companhia Riograndense de Mineração-CRM, Elifas Simas, e pelo secretário municipal de Obras, Victor Aseff, Luiz Fernando Mainardi adiantou aos integrantes do Conversa e aos ouvintes, que pretende acelerar as ações de organização do encontro em Livramento. “Pretendo que em 30 dias, no máximo, já estejamos nos reunindo com os interessados e envolvidos nesse processo, aqui em Livramento. Quero também convidar os secretários da Segurança e do Meio Ambiente do nosso Estado, porque entendo que sejam áreas que têm relação direta com essa questão, e acredito que nesse sentido eles e seus assessores técnicos possam contribuir de modo muito significativo”, concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.