Conferência aponta sugestões para vários problemas ambientais locais

O sábado de temperaturas muito baixas foi de debates na plenária da Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada na Câmara de Vereadores

Público à tarde foi menor, porém, não menos interessado, durante a Conferência

Manhã e tarde do sábado, 20, foram para que vários atores sociais pudessem falar, debater e sugerir sobre o meio ambiente.

Eridiane Lopes da Silva, presidente do Conselho, registrou todas as propostas colhidas do plenário

Na Câmara de Vereadores, representantes de diversos setores da sociedade organizada, civis e militares, conversaram sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Pela manhã, a Conferênica Municipal do Meio Ambiente começou a abordar aspectos como o plano municipal de resíduos sólidos, assim como os problemas ambientais existentes no município e que requerem uma solução. O evento, conforme explicou a presidente do Conselho Municipal, engenheira agrônoma Eridiane Lopes da Silva, foi preparatório para a 4a Conferência Nacional do Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil – e contou com várias sugestões da plenária, com a finalidade de implementar soluções.

Após a abertura, com as presenças de autoridades locais e representativas, na manhã de sábado ocorreu a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal de Meio Ambiente local, seguindo-se abordagem a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos: responsabilidade compartilhada entre o Poder Público e o Cidadão.

À tarde, o secretário de Habitação Luiz Claudio Quevedo, à direita, representou a municipalidade

Os temas específicos começaram a ser tratados ainda pela manhã, como os resíduos da Construção Civil, pneus, óleo de cozinha Usado, sempre com abordagem ordenada, sendo situação atual da destinação no município; apresentação de propostas já recebidas; enfoque sobre alternativas de coleta, armazenamento e destinação adotadas por outros municípios e instituições; bem como, ao fim, coleta de novas propostas.

Também foram enfatizados, na mesma dinâmica, os possíveis encaminhamentos para resíduos de agrotóxicos, de Produtos Veterinários Resíduos Infectantes, resíduos Tóxicos, resíduos Tecnológicos, lixo doméstico (Resíduos Sólidos Urbanos), resíduos orgânicos, tendo sequência o evento com a votação das propostas apresentadas na Conferência Municipal de Meio Ambiente de Sant’Ana do Livramento.

O evento concluiu com a eleição dos delegados para a Etapa Estadual, sendo 1 representante do Poder Público e 3 representantes da sociedade civil. Outros detalhes deverão ser divulgados ao longo da semana, pelo Conselho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.