MANIFESTAÇÃO CHAPA-BRANCA?

A megamanifestação programada para esta quinta-feira tem alguns pontos nebulosos. Geralmente quando a classe trabalhadora se movimenta e se mobiliza para protestar o alvo é o governo. Afinal de contas, as reivindicações que motivaram o anunciado protesto têm suas raízes na falta de eficiência de quem detém o poder.

A decisão das Centrais Sindicais para demonstrar a sua insatisfação recebeu o aval do ex-presidente Lula. É isso mesmo! Lula reuniu-se com as lideranças trabalhadoras e deu sinal verde para a megamanifestação. Tem alguma coisa que não fecha aí.
A pauta das reivindicações vai para as ruas do Brasil com duras críticas ao governo Dilma Rousseff, ou seja, atingindo também o próprio PT e os partidos da base aliada, como o PCdoB, PDT, PMDB etc., mas Lula apóia a paralisação nacional.
Há quem diga também que o Palácio do Planalto estaria na mesma posição de Lula, mesmo que o protesto trate de apontar falhas na legislação trabalhista e nas questões cruciais sobre saúde, segurança pública, transporte urbano e corrupção – onde? – no governo.

Por enquanto, a confusão é geral e pode ser um tiro no pé dos verdadeiros articuladores da manifestação caso aquele mesmo povo, sem liderança, quase invadiu o Congresso Nacional e mostrou em diversas ocasiões que não agüenta mais a situação atual.

PESQUISA (1)

Pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional revela que 81% dos brasileiros acreditam que partidos políticos são “corruptos ou muito corruptos”. O Congresso Nacional aparece em seguida entre as instituições mais desacreditadas pela população, com 72%. O estudo faz parte do Barômetro Global da Corrupção 2013.

PESQUISA (2)
Além dos partidos e do Congresso, o levantamento indica ainda que 70% dos entrevistados creem que a polícia também é afetada pela corrupção e outros 55% o sistema de saúde. O Poder Judiciário aparece na lista com 50% de desconfiança, seguido pelo funcionalismo público, com 46%; imprensa, 38%; ONGs e setor privado, 35%; igreja, 31%; e militares, 30%.

PESQUISA (3)
O levantamento ouviu 114 mil pessoas em 107 países — em 51 deles a população diz acreditar que a corrupção atingiu os partidos —, no período de setembro de 2012 a março de 2013, e mostra que a corrupção é um fenômeno amplo. É a oitava versão da pesquisa sobre o mesmo tema, envolvendo vários países. No Brasil, foram 2.002 entrevistados

EIKE BATISTA (1)
Os investidores minoritários das empresas do grupo EBX, de Eike Batista, organizam-se em grupos para estudar medidas judiciais e administrativas para pedir o confisco de bens do empresário. A queda no preço das ações da petroleira OGX, por exemplo, já é de 88% neste ano.

EIKE BATISTA (2)
“Queremos entender o porquê desse descolamento tão grande entre o que está acontecendo agora e o que foi prometido”, afirma o advogado Adriano Mezzomo, um dos fundadores da Unax (União dos Acionistas Minoritários do Grupo EBX).

EIKE BATISTA (3)
Ele diz que estão sendo recolhidas procurações de acionistas no Brasil e no exterior para que o grupo possa participar das assembléias. Mezzomo afirmou ainda que estão sendo avaliadas medidas legais cabíveis perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.