Coleta seletiva por conta própria

Catadores colaboram com a natureza e garantem renda recolhendo lixo reciclável pelas ruas do centro da cidade

Material reciclável é recolhido por catadores e levado para a empresa Alama, onde é transformado em matéria-prima

A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Dessa forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

No entanto, sabe-se que na cidade ainda não está implantado o sistema de coleta seletiva pela Prefeitura Municipal, embora catadores façam o recolhimento do lixo reciclável, como forma de obtenção de renda.

Daniel Gimenez, proprietário da Alama

Existem também, na cidade, empresas que trabalham com reciclagem – como a Alama Reciclagem do Brasil -, que realizam esse trabalho. Todos os dias, das 18h às 21h, o caminhão da Alama sai às principais ruas da cidade e realiza a coleta seletiva do lixo reciclável.

O grupo é composto por três catadores e um motorista, que ao fim do trabalho, levam os resíduos arrecadados para pesagem e dividem o lucro. Eles recolhem papelão, plástico, alumínio, ferro e demais materiais recicláveis.

De acordo com Daniel Gimenez, proprietário da empresa, a ideia de sair às ruas recolhendo esse material surgiu quando foi percebida essa demanda. “A cidade precisa desse tipo de serviço. Os catadores não estão dando vencimento, pois após o recolhimento dos materiais recicláveis, continuávamos vendo esses materiais nas ruas”, afirmou.

A iniciativa iniciou em março deste ano e o caminhão percorre as ruas centrais da cidade, como Rivadávia Corrêa, Tamandaré, Hugolino Andrade, Uruguai, Conde de Porto Alegre, Andradas, Duque de Caxias, João Pessoa, até a 24 de Maio, onde fica a sede da empresa.

Todos os dias, o caminhão recolhe de 300 kg a 400 kg de lixo reciclável e, segundo Daniel, ainda sobra material nas ruas. “O caminhão volta sempre cheio, inclusive, poderíamos fazer esse trajeto duas vezes, e recolher a mesma quantidade”, observou.

Cerca de 110 pessoas comparecem diariamente à Alama para vender material reciclável, que também recebe óleo de cozinha – que pode ser trocado por sacos biodegradáveis para lixo –, lâmpadas, baterias e lixo eletrônico. 

Prefeitura pretende implantar Coleta Seletiva em 2014  

Ana Aseff, secretária de serviços urbanos

Segundo a secretária de serviços urbanos, Ana Aseff, já constava no plano de governo do Prefeito Municipal Glauber Lima a implantação da coleta seletiva do lixo. No entanto, neste primeiro ano, ainda não se realizará tal procedimento, uma vez que a população não possui essa cultura de separar o lixo.

“Há empresas e associações que realizam a coleta seletiva, bem como os catadores. Porém, somente 13% do lixo reciclável da cidade é recolhido. O restante, acaba indo com o lixo comum”, destacou.

Ainda segundo a secretária, existe um projeto em desenvolvimento na Sala Verde do Departamento de Meio Ambiente, que consiste em realizar ações de educação ambiental, principalmente nas escolas, implantando, inclusive, a cultura da reciclagem. “Nossa intenção é ir implantando essa cultura aos poucos, para as pessoas irem se acostumando à ideia. Já colocamos, inclusive, no PPA (Plano Plurianual) a coleta seletiva, pois será necessário formar um local, uma espécie de associação, tendo os requisitos necessários para iniciar o trabalho. A ideia é a seguinte: formar associações ou cadastrar uma já existente e reciclar o lixo. Com isso, a receita fica para eles, mas o município ganha também, pois deixaremos de jogar na natureza esse lixo, que pode ser aproveitado e somente o mínimo de resíduo comum é que será exportado”, destacou.

A secretária salientou, ainda, que a devida atenção a esse setor será efetivamente dispensada no próximo ano, pois existem vários pontos em que programas da gestão passada estão sendo utilizados. “Só conseguiremos implantar nossos programas, efetivamente, a partir de 2014”, resumiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.