Prefeito anuncia para breve o início da coleta seletiva de lixo

Chefe do Executivo confirmou, na manhã de ontem, que está preparando plano piloto para iniciar essa prática

Prefeito Glauber Lima quer coleta seletiva e confirma implementação em anúncio

“Essa ação de descompromisso perpassa todas as classes sociais, e precisamos mudar essa cultura”. Com estas palavras, o prefeito Glauber Lima, ontem pela manhã, deixou clara a disposição de promover um amplo movimento no sentido de que as pessoas da cidade e os turistas deixem de tomar atitudes que sujem a cidade.

Trata-se, conforme ele, de um processo que precisa ser fomentado. “Estou estimulando que me apresentem a placa do carro e vamos fazer, temos um déficit a cumprir, mas temos a responsabilidade para com a limpeza da cidade” – disse o Prefeito, enfocando que serão tomadas medidas contra aqueles que utilizam seus veículos para transportar seu lixo e jogar em locais onde há menor fluxo de pessoas, tanto na área urbana, quanto no meio rural, na beira das estradas.

Nesse cenário, Glauber confirmou medidas que precisarão do apoio da cidadania. Anunciou que após deliberação com todos os secretários, na última segunda-feira, já está delineado o projeto para a implantação do programa municipal de coleta seletiva do lixo. De acordo com o mandatário, será efetivado um projeto piloto, no centro da cidade, sendo expandido posteriormente.

“Nós vamos, em breve espaço de tempo, nesse quadrado entre João Goulart, João Manuel, Tamandaré e 24 de Maio, implementando a coleta seletiva, mediante intenso trabalho para conscientizar as pessoas. Vamos bater de porta por porta e nos integrar com as escolas públicas e privadas. Vamos entregar um folder orientando as pessoas sobre como separar o lixo, indicando o que pode ser reciclado. Também vamos entregar sacolões para cada morador. Serão vários sacolões e essa é a parte da Prefeitur a nesse processo. Em dias alternados à coleta regular, as pessoas vão ser estimuladas a colocar nessas sacolas o lixo reciclável” – destaca ele, salientando que isso gera trabalho e renda e provoca consciência e comprometimento.

“Vai diminuir significativamente o que nós pagamos hoje para a destinação final do nosso lixo, dos resíduos sólidos. Todos os contratos, ao ano, somam R$ 5 milhões e vamos lançar uma intensa campanha, como um projeto piloto no centro, e esperamos gradativamente expandir para outras regiões da cidade. A coleta seletiva é uma ação contundente que vamos realizar, porque eleva o nível de consciência, compromete o cidadão e quero que me ajudem a pedir para as pessoas, na rádio, no jornal, quando iniciar a campanha, para que elas se determinem a separar o lixo e colocá-lo em dias separados que os catadores possam recolher”- concluiu o mandatário.

Glauber Lima deixou claro que sabe da realidade da cidade, mas confirma que há o entendimento de que a curto prazo é possível realizar uma ampla limpeza e, o mais importante, é a manutenção dessa realidade. “Uma cidade limpa para todos nós, assim como para os turistas que também serão integrados ao processo e deixarão de jogar lixo pelas ruas, praças e parque da cidade” – disse ele.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.