Pintando o Futuro nos Muros da Cidade

Projeto visa à revitalização em diversos locais no município

Primeiro muro a ser pintado

A Ong Engenho de Arte, presidida por Marta Pujol, está com um novo projeto, cujo nome é Pintando o Futuro nos Muros da cidade. No sábado, às 14h, foi realizada a primeira reunião, com a participação de alguns integrantes do projeto, sendo que o local escolhido para as reuniões é a Praça da Estação. Um muro particular, localizado nas imediações do local, servirá como primeira obra-prima. De acordo com Marta, a ideia inicial do projeto surgiu quando um grupo de jovens ficou sem o ateliê onde trabalhava. Foi então que a Ong Engenho de Arte abraçou a causa, e para não parar com as obras de arte, surgiu a possibilidade de se fazer o “Pintando o Futuro”, em alguns muros espalhados pela cidade e que estejam precisando de revitalização. 

Muros

Marta Pujol, presidente da Ong

Marta ressaltou que, primeiramente, serão pintados muros particulares, com prévia autorização dos seus donos, e posteriormente será analisada a possibilidade de muros públicos. “Como a Ong adotou a Praça da Estação para reuniões de poesia aos domingos, olhamos à volta e notamos que existe no local um ótimo muro, muito bonito em sua estrutura como um todo, mas que no entanto precisa que alguém dê nova vida a ele. Nos apaixonamos pelo muro, e lá será realizado nosso primeiro trabalho”, destacou ela, salientando, ainda, que não há um cronograma dos muros que serão pintados. A Ong só irá procurar um novo lugar quando o primeiro trabalho estiver pronto. 

Tema

O Tema Pintando o Futuro nos Muros da Cidade tem por objetivo a análise dos jovens que estarão pintando. Quando eles fizerem seus trabalhos, cada um terá que pensar o que espera para o futuro da sua cidade, do seu entorno. “Nada melhor do que a arte da pintura e poesia servindo de vetor importante, como forma de traduzir os pensamentos”, ressaltou Marta. A pintura no primeiro muro será um trem – cada aluno de escola, ou participante do projeto, terá que desenhar malas. Cada mala terá a expressão de cada jovem pintor ou grafiteiro, que também poderá usar a poesia para ilustrar a sua visão de futuro, já que o projeto integra a palavra e a imagem. “No próximo sábado, já começaremos a idealizar o desenho”, frisou a presidente da Ong.

Alguns dos integrantes do projeto, com Marta Pujol

“O Comitê Binacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva a participação dos jovens como protagonistas. Com esse intuito, estamos trabalhando juntos com a Ong Engenho de Arte, para que os jovens, através do grafite, da pintura, da arte no geral, possam se sentir responsáveis pela nossa comunidade. Quando eles passarem nos locais onde foram desenvolvidas as artes, eles vão dizer, ‘aquilo ali fui eu que pintei’, e isso é muito gratificante”, destacou Sergio Levi, Coordenador do Comitê Binacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Patrocínio

Segundo a presidente da Ong, algumas empresas estão patrocinando tintas, pincéis, e alguns materiais necessários. Contudo, Marta diz que como serão vários muros pintados, o projeto precisa de mais patrocinadores. “O principal, que é parte de limpeza e a primeira pintura como base, será realizada pelo 7° RCMec e os dois CFCs”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.