Secretaria de Obras realiza trabalho diário de revisão e recuperação de bueiros

Vitor Aseff, secretário municipal de obras

Procurado pela reportagem, o secretário de obras, Vitor Aseff, titular da pasta responsável pelos bueiros e similares existentes no município, explanou sobre o trabalho que está sendo realizado para melhoria da situação e as providências que estão sendo tomadas em função das reivindicações de Carla e seus vizinhos.

A Plateia: Com que periodicidade é feita a limpeza de bueiros, valas, sangas e similares?
Vitor Aseff: Diariamente. Temos uma equipe específica para bueiros, que todos os dias sai para revisão e recuperação de bueiros, principalmente limpeza, e também faz a verificação das valas, sangas. A equipe trabalha com retroescavadeiras e caminhões, executando todas as tarefas diariamente.

A Plateia: Como você avalia a situação atual desses sistemas na cidade?
Vitor Aseff: A demanda é maior que a capacidade de atendimento. Estamos correndo atrás, até porque muitas sangas, bueiros, caixas coletoras de águas pluviais são alvo de muito lixo e sofremos com isso. Geralmente, os alagamentos que ocorrem nesses dias de chuva, são em função do lixo acumulado na tubulação. O ideal seria limpar todos os bueiros da cidade todos os dias, pois o lixo é jogado diariamente, mas isso é impossível. Além disso, existem algumas tubulações mal dimensionadas, através dos anos e das obras que vêm acontecendo, o que atrapalha o fluxo de água, acarretando esses alagamentos.

A Plateia: O cabeamento de fibra óptica que está sendo colocado na cidade prejudica, de alguma forma, o sistema de escoamento de água e esgoto?
Vitor Aseff: Não. A empresa é terceirizada e são serviços que a prefeitura não tem ingerência direta. Cabe a nós a fiscalização para que consertem e deixem igual, ou melhor, do que encontraram quando chegaram.

A Plateia: Já existe projeto para a melhoria do curso hídrico existente entre as ruas Barão do Triunfo e Senador Salgado Filho? Há investimentos para a melhoria de outros locais?
Vitor Aseff: Especificamente ali naquele local, onde fica a igreja Assembleia de Deus, existe um córrego grande com esgoto. Porém, sabemos que esses locais causam mau cheiro e a maioria do pessoal se vê prejudicada. Estamos construindo uma parceria com o pastor e me comprometi de eles fornecerem o material e eu executar a obra. Pretendemos construir uma laje e tapar toda aquela área onde passa a água. Isso já está em processo acelerado e falta acertarmos os mínimos detalhes legais para que se possa realizar a obra. A secretaria está pronta para iniciar.

A Plateia: Demandas em parceria com a população, como essa do seu exemplo, são atendidas com mais rapidez?
Vitor Aseff: Com certeza têm uma agilidade maior, pois se depender somente do poder público, às vezes, com o orçamento um pouco apertado, demora um pouco mais. Não quer dizer que não possamos fazer, mas demora um tempo maior.

A Plateia: O conserto de bocas de lobo também fica a cargo da Secretaria de Obras?
Vitor Aseff: Essa parte está um pouco atrasada, pois quando iniciou essa nova gestão, havia uma reserva de materiais do governo anterior. Então, buscamos e essa reserva não se efetivou. Prontamente, estamos licitando outros. No entanto, são muito morosos esses procedimentos. Asseguro que tão logo tenhamos esses materiais, teremos agilidade na recuperação de boca de lobo e também na confecção de caixas coletoras pluviais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.