Conselheiras tutelares recebem carro para atender as várias demandas da comunidade

Manhã de quarta-feira, na frente da prefeitura, serviu para que titulares do Conselho Tutelar pudessem começar a utilizar o veículo Siena, doado pela Polícia Federal

Siena que passou a ser utilizado pelo conselho tutelar desde quarta-feira

Agora, o Conselho Tutelar está com um veículo em condições de circular com mais agilidade e tendo acesso a alguns lugares que o Monza, até então utilizado – com vários problemas mecânicos, de suspensão, etc – não permitia.

Doado pela Polícia Federal ao município, o Fiat Siena, placas IMI 0940, foi apresentado e permaneceu parado, aguardando o encaminhamento de documentação via Detran. Na manhã de quarta-feira, foi oficialmente entregue à presidente do Conselho Tutelar, Luciana Ramires Machado, acompanhada do motorista Jamir Souza e das conselheiras Alcina da Rosa, Márcia Lannes e Sueli Rieffel.

“Parece que a rádio deu sorte, pois até ontem, quando estivemos lá, o carro tinha um problema de documentação e, graças a Deus, agora está sendo entregue. A população pode ficar mais tranquila porque nosso trabalho será mais ágil agora, nas ocorrências, inclusive, que não tinha como fazer com o outro carro. Estamos à disposição da população, com um carro novo, para atender a todas as demandas que sejam pertinentes às atribuições do conselho” – disse a presidente do Conselho, Luciana Ramires Machado, que na terça-feira, durante entrevista que concedia ao programa Canal Livre, da RCC FM, confirmava que o Conselho ainda aguardava a entrega do Siena.

De acordo com a conselheira, até então o Conselho utilizava um Monza em péssimas condições, que transportava as profissionais para alguns locais e, em outros, não tinha condições de levar. Depois de algumas semanas em função da burocracia necessária para regularizar o carro, a questão está solucionada. 

Agradecimento 

Enrique Lopes, Leonor Gonçalves, Edu Olivera, Glauber Lima, Luciana Ramires, o motorista Jamir Souza, Márcia Lannes e Sueli Rieffel

O prefeito Glauber Lima fez um agradecimento ao delegado Alessandro Lopes, da Polícia Federal, que ao encaminhar o procedimento para doação de veículos apreendidos, chamou o mandatário na Delegacia PF e disponibilizou o carro. “Disse que seria importante que o veículo fosse para uma área de assistência social e eu disse a ele que nós tínhamos um compromisso com o Conselho Tutelar, e esse veículo será destinado às conselheiras. Comunicamos as conselheiras, trouxemos o veículo lá da Polícia Federal para nosso pátio, na prefeitura municipal, sem placas, então, esse período foi o de emplacamento pelo Detran. Hoje, graça a Deus, nós estamos realizando a entrega deste Siena, IMI 0940, para o trabalho cotidiano do Conselho, que não é um trabalho fácil, pelas muitas diligências, para realizar a proteção da criança e do adolescente” – referiu o prefeito.

Glauber Lima disse que essa é a primeira parte do que foi firmado em compromisso com o Conselho, no sentido de dotar o ente de condições para a realização do trabalho a contento para a comunidade. “Muito ainda precisamos fazer em termos de estrutura, material, mas estamos caminhando nessa perspectiva, e a entrega deste veículo semi-novo sinaliza neste sentido” – concluiu.

Além das conselheiras, estiveram presentes ao ato o secretário de Assistência Social, Leonor Gonçalves, e seu adjunto, Enrique Lopez, o prefeito Glauber Lima e seu vice, Edu Olivera.

CONSELHO TUTELAR

Ente organizado da sociedade, com foco na proteção e cumprimento dos diplomas legais em relação a crianças e adolecentes.
Cinco membros compõem, eleitos pela comunidade;
Acompanham as crianças e os adolescentes e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
A autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta.
Decisões ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três conselheiros.

FUNCIONAMENTO

Atendimento diário na sede do Conselho Tutelar se dá na rua dos Andradas, 1157 (anexo ao Centro de Referência da Mulher Profa. Deise Charopen Belmonte)
Horário: Manhã – 8h às 12h Tarde – 14h às 18h
Após, plantão diário de 24 horas durante a semana e 48 horas no fim de semana, nos telefones celulares.
Telefone: 55 3958 1031
Celulares: 55 96 55 39 33 
                     55 96 49 24 89
                     55 81 24 95 88
Números de celulares estão sempre à disposição com a conselheira plantonista.
Conselheiras: Luciana Ramires, Marciane Lannes, Sueli Rieffel, Alcina da Rosa e Celina Gonçalves

PRINCIPAIS ATENDIMENTOS

O Conselho Tutelar de Livramento atende pouco mais de 30 casos por semana, número que, se levada em conta a média, é bastante elevado.
Entre as principais situações que exigem a presença das conselheiras estão:
- Abuso sexual de crianças (crime que vem crescendo de forma significativa, segundo registros das conselheiras);
- Crianças com falta de limites, cujos pais pedem apoio para encaminhá-las;
- Casos envolvendo drogas lícitas e ilícitas, bem como exploração
- Negligência no zelo e cuidado para com crianças e adolescentes menores de idade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.