Igreja Episcopal Anglicana realiza evento inédito na Fronteira

Evento trouxe a Livramento representações de várias regiões do Estado e do Uruguai para encontro das Dioceses do RS

Reverendo Pedro, bispo Humberto, bispo Francisco e reverendo Silvio participaram do encontro

Desde sexta-feira até ontem à tarde, mais de 40 integrantes da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil estiveram reunidos em Livramento para um evento inédito, em que foram discutidos os desafios da Missão, que determinarão os rumos da igreja nos próximos quatro anos. Pela primeira vez, os representantes de um Sínodo (Assembleia da igreja) se reuniram previamente em um processo de preparação. A metodologia é conhecida como “INDABA”, palavra africana que significa “diálogo”, onde todos têm a oportunidade de se expressar livremente nos grupos, sobre os diversos assuntos da vida da igreja. Depois das rodadas de discussões nos grupos, os assuntos são apresentados em plenária.

Conforme disse Dom Francisco de Assis da Silva, Bispo da Diocese Sul-Ocidental, com sede em Santa Maria, este evento é uma preparação para o Sínodo da Igreja, que tem como objetivo definir as prioridades da instituição para os próximos quatro anos. “De certa maneira, também estamos acompanhando os movimentos sociais que ocorrem no Brasil. As pessoas querem ter o direito de opinar sobre os assuntos que interferem na sua vida”, observou.

Entre os temas elencados, destacam-se os seguintes: a missão da igreja, formação teológica e estrutura eclesiástica. 

Presenças 

Além de Dom Francisco, bispo da diocese anfitriã, o evento contou com a participação dos bispos D. Jubal Neves, bispo emérito da Diocese Sul-Ocidental, Dom Hunberto Maiztegue e D. Orlando Santos (bispo emérito) da Diocese Meridional (Porto Alegre), Dom Renato Raatz da Diocese de Pelotas e Dom Miguel Tamayo e Dom Gilberto Porcal da diocese do Uruguai, e também representações leigas e clericais. O Rev. Pedro Triana, da Diocese de São Paulo, foi o facilitador do encontro.

Conforme disse o Rev. Silvio de Freitas, delegado clerical do Sínodo e pároco da Matriz do Nazareno, em Livramento, o encontro é uma preparação para o “SINODO” nacional da Igreja Episcopal Anglicana, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, no Rio de janeiro.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.