Medicamentos gratuitos ou a preço de custo podem ser encontrados na Farmácia Popular

Medicamentos saem a preço de custo na Farmácia Popular e, alguns, gratuitamente

Desinformação pode ser principal fator de baixa procura por parte da população, segundo farmacêutica

Buscando ampliar o acesso da população a medicamentos considerados essenciais, o Governo Federal criou o programa Farmácia Popular, executado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde.

A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias, a preço de custo. Sant’Ana do Livramento conta com uma rede própria da Farmácia Popular, localizada na Rivadávia Corrêa, 429. Lá, o usuário é atendido por duas farmacêuticas – Samantha Damboriarena e Fabiana Righi Viecelli -, além de atendentes qualificados para orientarem sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. “Através da oferta de medicamentos com até 90% de desconto e anti-hipertensivos e antidiabéticos gratuitos, a Farmácia Popular contribui para reduzir o impacto no orçamento familiar causado pela compra de medicamentos e, também, busca diminuir os gastos do SUS com as internações provocadas pelo abandono do tratamento”, destacou Samantha Damboriarena.

Para adquirir os medicamentos na Farmácia Popular, basta o usuário apresentar uma receita médica ou odontológica. Também são aceitas receitas uruguaias. “A receita tem validade de 4 meses para os medicamentos gratuitos – antidiabéticos e anti-hipertensivos”, lembrou a farmacêutica Samantha. “Quanto à obrigatoriedade da receita, é importante para evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes”, lembrou Fabiana Viecelli.

Diversos medicamentos podem ser encontrados na Farmácia Popular

O programa Farmácia Popular do Brasil oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no País. Hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. “Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, inflamações, além dos anticoncepcionais e preservativos masculinos”, acrescentou a farmacêutica Fabiana Viecelli.

Em relação a dúvidas, segundo as farmacêuticas, qualquer pessoa pode ir até a Farmácia Popular e solicitar a lista de medicamentos. “A maioria dos santanenses desconhece que muitos remédios ofertados na Farmácia Básica Municipal são igualmente dispensados na Farmácia Popular, de forma gratuita, evitando assim, longas esperas nas filas e diminuição da demanda deste local”, salientou Samantha.

A Farmácia Popular funciona das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, de segundas a sextas-feiras. Aos sábados, o atendimento é das 8h ao meio-dia.

 

 

 

“É bom de vir aqui, pois não tem muito movimento e posso pegar alguns medicamentos gratuitamente”,
Iolanda Corrêa, 69 anos

 

 

 

“É a primeira vez que venho até a farmácia, mas minha mãe é frequentadora, compra todos os medicamentos a um baixo custo. Realmente, vale a pena”, Rosemari Pampim
Corrêa, 45 anos

 

 

 

“Vale mesmo a pena. Sempre venho aqui e sou sempre bem atendido. Inclusive, estou levando um medicamento
gratuitamente. Estou muito satisfeito”, Telmo da Silveira, 71 anos

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.