Inverno começa hoje, com previsão de temperaturas baixas na Fronteira

Termômetros não marcarão mais que 12°C nesta sexta-feira

Quem não deve ter notado a troca das temperaturas nos termômetros da Fronteira? Pois é, o inverno começa hoje e já de chegada a previsão é de temperaturas baixas em toda a Região Oeste. De acordo com a meteorologista Estael Sias, os termômetros não marcarão mais que 16°C em Sant’Ana do Livramento, nesta sexta-feira, e ainda devem ocorrer pancadas de chuva durante o decorrer de todo o dia.

Ontem, no último dia de outono, o frio já deu as caras. A temperatura mínima registrada foi de 5,4ºC na madrugada, com a umidade relativa do ar em uma média de 88%, e ventos que chegaram aos 45 quilômetros por hora, o que interferiu muito na sensação térmica, para quem resolveu sair de casa na quarta-feira.

Ainda de acordo com Estael Sias, hoje o frio se intensifica e a máxima não passará dos 12°C. A sexta-feira segue com uma tendência de instabilidade, podendo haver pancadas de chuva, que em alguns momentos poderão vir com certa intensidade, novamente com rajadas de vento que seguem persistentes e podem chegar aos 60 quilômetros por hora, acarretando a intensificação do frio, reduzindo, muito, a sensação térmica. 

Engordamos? 

No inverno precisamos de mais energia para nos aquecer. E de onde você acha que ela vem? Dos alimentos. É por essa razão que no frio sentimos mais fome. Com a temperatura do ambiente mais fria, o corpo precisa trabalhar um pouco mais para produzir calor e manter a temperatura interna por volta dos 37º C. Assim, esse gasto maior de energia acaba provocando uma maior sensação de fome, sinal de que precisamos ingerir mais calorias para compensar esse trabalho. O resultado disso: alguns quilinhos a mais na balança! 

Inverno chega e, junto, também as doenças 

Com a chegada do inverno, doenças causadas pelo frio também se aproximam, trazendo transtornos e incômodos. Com a queda das temperaturas e a baixa umidade, aumenta a proliferação de bactérias que provocam diversos tipos de doenças, em sua maioria, respiratórias. Entre elas, as mais conhecidas são os resfriados, gripes e amidalites. Esses males são causados pela contaminação de um determinado vírus, que encontra no ser humano um excelente lugar para se abrigar. 

“Notei que o frio veio pra ficar, sim, parece que o inverno está desde o início de junho. No entanto, eu prefiro o verão, pelo dia ser mais longo e pela opção de mudar a rotina, como ir à piscina, academia, ficar até mais tarde na rua e nada como uma boa praia”, Filippe Canabarro, 22 anos 

“Notei que a temperatura mudou muito nos últimos dias, faz muito frio aqui na Fronteira, por isso eu prefiro muito mais o calor. Pois no verão a gente anda mais à vontade, vê mais gente, parece viver mais. Sem contar que no inverno é sempre um sofrimento na hora do banho, tirar todo aquele monte de roupas é realmente um sacrifício que tem que se fazer todos os dias”, Luciane Peres, 31 anos

Doenças de Inverno 
Gripe
Resfriados
Rinite
Sinusite
Otite
Bronquite
Pneumonia
Meningite
Asma
Bronquite

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.