TRAPALHADAS NOS PEDÁGIOS

Bastou o governo estadual assumir o controle dos pedágios, até então um serviço concedido à iniciativa privada, para surgirem as primeiras trapalhadas. Nesta quarta-feira, no primeiro dia de ação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), falharam os serviços em quatro praças dos pólos de Lajeado e Caxias do Sul.

O que viu foi a incompetência gerencial do poder público num serviço que funcionava bem e que já demonstrou o que poderá vir pela frente. Os equipamentos da rede Visa não aceitaram os cartões do vale-pedágio e ocorreram grandes congestionamentos nas praças já sob o controle da EGR.

Diante de tantas reclamações, as cancelas foram abertas e os motoristas com o vale-pedágio passaram sem pagar. A EGR diz que anotou as placas dos veículos e vai cobrar mais tarde. A Federação dos Caminhoneiros Autônomos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fecam) criticou as falhas apresentadas nos equipamentos da rede Visa.

Para o presidente da Fecam, Éder Dal’Lago, a estatal errou em dar início à cobrança de pedágio sem os problemas sanados por completo. “Se o Visa estraga, eles (EGR) que façam um outro. Eles devem estar preparados para tudo. Deixem de cobrar (pedágios), vamos nos preparar e fazer um estudo profundo (sobre o tema)”, repreendeu.

Talvez a pressa em assumir os pedágios fez com que a EGR sequer tivesse um estudo a respeito dos usuários do vale-pedágio, o sistema adotado pelas transportadoras para evitar que seus caminhões paguem o pedágio com dinheiro vivo.

Ainda conforme levantamento da Univias, que respondia até ontem pelas praças de pedágio, no mês de abril, 150 mil caminhões utilizaram o vale-pedágio Visa e apenas 40 mil o convênio DBTrans Auto Expresso. O total representa que mais de 50% dos fretes são pagos pela rede que apresentou falhas. É a prova de que o Estado sempre perderá em eficiência para a iniciativa privada.

EXPLICAÇÃO

O presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, garantiu que em 48 horas o problema estará resolvido e todos os veículos que passaram pelas cancelas abertas deverão pagar o pedágio nos próximos dias.

ANÚNCIO DA COPA

O governo do Brasil publicou nos principais jornais do mundo duas páginas com a propaganda sobre a Copa do Mundo de 2014. Uma imagem com jovens jogando futebol numa praia carioca, com o Pão de Açúcar ao fundo, faz o convite para uma visita ao Brasil durante o evento.

AVISO AOS TURISTAS

Parte do teto do Aeroporto de Congonhas (SP) – um bloco de gesso – caiu e atingiu uma pessoa, na última terça-feira. O acidente ocorreu na área do saguão central. Quando Ricardo Teixeira ainda era presidente da CBF foi-lhe perguntado qual seria o principal problema das cidades brasileiras para a Copa de 2014. Resposta do cartola: “Aeroportos, aeroportos, aeroportos”. Ela sabia do estava falando…

DÍVIDA AUMENTA

A disparada do dólar assustou o caixa de empresas endividadas. Estudo da Economática com 195 empresas indicou que a alta da moeda norte-americana elevou em R$ 5,7 bilhões essas dívidas, anulando 25% do seu lucro líquido.

JUSTIÇA GAÚCHA

O TJ/RS não está na relação dos oito tribunais de justiça do Brasil que deverão pagar aos seus magistrados o auxílio-alimentação. Os gastos com os atrasados para o papá dos magistrados desses oito tribunais vão a R$ 100 milhões.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.