CARROS BRASILEIROS INSEGUROS

Até a chegada de Fernando Collor ao governo do Brasil, os brasileiros não conheciam a tecnologia embarcada já em vigência no mundo automobilístico internacional por uma razão muito simples: as montadoras tinham força política para impedir a importação de veículos.

É de Collor a determinação de liberar a importação de veículos e foi aí que os consumidores passaram a conhecer injeção eletrônica, direção hidráulica, freios ABS e airbags. As montadoras instaladas no Brasil só aderiram a algumas inovações de segurança diante da concorrência dos veículos importados.

Mesmo assim, continuamos fabricando algumas porcarias maquiadas de modernismo estético – pinturas, grades, faróis – e agora, mais uma vez, ficamos sabendo da insegurança de alguns modelos oferecidos, conforme dados divulgados pela Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina).

A entidade testou 26 veículos no Brasil. Desses, 15 tiveram pontuações de três a quatro estrelas, consideradas boas pelos padrões internacionais. A pontuação máxima no teste é de cinco estrelas. Os outros 11 modelos receberam uma ou duas estrelas, o que os caracteriza como inseguros.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste – associação de consumidores que participa da Latin NCAP -, os carros brasileiros “começam a dar sinais de melhoria”, mas ainda estão distantes dos padrões de segurança dos modelos europeus e americanos.

O professor Marcílio Alves, da Escola Politécnica da USP e especialista em estudos de impacto, as montadoras brasileiras não tem uma conformidade de produção. Os carros são homologados pelo Denatran e o Inmetro com base nas informações oferecidas pelas próprias montadoras e não há acompanhamento periódico para se verificar se as normas usadas nos modelos testados são mantidas ao longo da vida útil do carro.

Um dos carros mais inseguros fabricado no Brasil é o Fiat Pálio ELX 1.4 que recebeu apenas uma estrela no teste. No entanto, o carro é bonitinho e é um dos mais vendidos no país. Outro veículo inseguro é o chinês JAC J3 que não é vendido na Europa mesmo com freios ABS e airbags.

Portanto, você leitor amigo que vai comprar o seu primeiro carro consulte a lista dos veículos inseguros produzidos no Brasil. É a sua vida que passa a estar em perigo na direção de algum desses carros, conforme a Latin NCAP.

COMIDA ESTRAGADA

Policiais da Delegacia do Consumidor do Rio de Janeiro apreenderam 51 quilos de comida imprópria para consumo no Motel Panda, em Botafogo, e outros 100 quilos no Motel Gallant, no Estácio. Nos dois casos, o recomendável é o cliente já trazer comida pronta.

PROSTITUTA FELIZ

Dados do Ministério da Saúde apontam que uma em cada dez brasileiras contaminadas por HIV, o vírus da Aids, é prostituta. Esta prostituta, seguramente, não está no outro grupo da campanha também do MS. Aquele onde uma mulher dizia “sou feliz sendo prostituta”.

BANANÃO PERFEITO

Alagoas talvez seja o estado brasileiro mais parecido com um bananão. A Assembléia Legislativa, por exemplo, reajustou os salários dos seus deputados em 108%, no ano passado. No entanto, os funcionários concursados não recebem os valores sobre suas férias há mais de dez anos. Alagoas tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

DÓLAR SOBE

Atenção, compristas: o dólar continua subindo. Se há plano de viagem à vista, o melhor é comprar logo a moeda norte-americana. Daqui a pouco pode acabar a farra do dólar baratinho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.