Frio gera renda para o carnaval da Fronteira

Escolas de samba de Livramento promovem almoços, rodas de samba e venda de “mocotó” para aumentar arrecadação

Na Tradição, “Cacique” e João em atividade

Apesar de ser no verão que as escolas de samba e carnavalescos se movimentam e fazem soar mais alto seus instrumentos, no inverno também ocorre mobilização nas entidades, que aproveitam para promover eventos com o objetivo de reforçar o caixa para cobrir os altos custos da montagem de seus desfiles para o carnaval. Neste último domingo, três das principais agremiações carnavalescas da Fronteira promoveram a venda de mocotó, prato típico do inverno, e atraíram grande público.

Na Escola de Samba Império da Zona Sul, que realiza anualmente a venda desse produto, foram comercializados cerca de 250 pratos de mocotó, vendidos antecipadamente. Ontem, muitas pessoas ainda procuraram os diretores da escola na tentativa de adquirir tickets para o almoço, mas a quantidade de pratos já estava esgotada desde a última sexta-feira.

Diretores da E.S. Tradição com Zica e Chicão

Além da venda dos tickets, os diretores e integrantes das escolas de samba também se envolvem diretamente na preparação do mocotó. Na Império da Zona Sul, por exemplo, o vice-presidente Artur Garcia e os diretores Maurício Mora e Bira atuaram durante três dias na produção do prato, preparado exclusivamente em fogo de chão e mexendo sempre, “para evitar que queime o fundo”, segundo explicou o presidente da agremiação, Dagberto Reis.

Os “donos da cozinha” são os grandes destaques do processo. Na escola “Os Acadêmicos”, o responsável pela produção do mocotó, comercializado com grande sucesso neste domingo, foi o conhecido Fernando Xavier, que durante muitos anos atuou como intérprete de samba dos carnavais da Fronteira. Na Escola de Samba Tradição, a cozinha foi coordenada pelos também conhecidos “Cacique” e João.

O presidente e o vice da Liga Independente das Escolas de Samba-Liesa, Jorge “Zica” Coelho, e Carlos Henrique Leivas dos Santos, o “Chicão”, visitaram as entidades carnavalescas neste domingo e elogiaram as iniciativas. “Esse é o caminho. As Escolas de Samba estão mostrando sua disposição de trabalhar para realizar um grande carnaval em 2014, e esperamos que a sociedade nos ajude nessa caminhada”, conclamou Zica, lembrando que no próximo fim de semana, a Academia do Samba Mocidade Alegre também estará realizando atividade para arrecadar fundos. “O pessoal da Mocidade estará realizando o seu Galeto Laranja e Branco no próximo domingo, dia 16, e após o almoço haverá apresentação da bateria, na Sociedade Espanhola. Estamos reforçando o convite da escola à comunidade, para que participe de todos os eventos que contribuirão para a realização de um grande carnaval em 2014”, concluiu o Presidente da Liesa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.