Imposto de renda do próximo ano já assusta

Contribuição já é cobrada com multa e no próximo ano a mordida será maior.

As entregas das declarações do imposto de renda terminaram e já se fala na arrecadação do próximo ano, que deverá tirar um pouco mais do contribuinte. A ação da Presidente Dilma tira mais gente do grupo de isentos e faz cescer a lista de pagadores. Este cálculo pesa justamente sobre quem ganha menos e deveria estar isento.

No Rio Grande do Sul, foram entregues 1.920.094 declarações dentro do prazo. Na sexta-feira (02/05) os sistemas de entregas já estarão disponíveis para o envio das declarações em atraso. O contribuinte é obrigado a entregar a declaração. No caso de entrega após o prazo previsto ou da não apresentação, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma: existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido; inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.

HISTÓRICO DO IMPOSTO DE RENDA

Desde 1996, a inflação fica acima da correção no imposto de renda, levando mais gente para a boca do leão. As exceções foram os anos de 2002, 2005, 2006, 2007, 2009, quando o índice de preços ficou abaixo dos reajustes. 

Essa mudança ,quando anunciada, foi contestada pela defasagem da tabela do Imposto de Renda retido na fonte. Salários subiram em relação à correção da tabela,o que  significa que o contribuinte pagará mais impostos no ano de 2015. A solução seria optar pela dedução da renda bruta ou pela modalidade geral, usando as despesas dedutíveis.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.