Um novo investimento na vinicultura

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, participou, no dia 6, à noite, no interior de Dom Pedrito, do coquetel de inauguração da vinícola Guatambú.

“Este investimento comprova que 16 anos atrás, quando começamos o trabalho com fruticultura no Estado, não estávamos errados” – destacou.

Ainda segundo Mainardi, a diversificação das atividades verificada naquele estabelecimento, que vai da pecuária à produção de vinhos de alta qualidade, aponta que a empresa é exemplo para o Rio Grande e para o País. Ele, no fim dos anos 90, era deputado federal, condição em que articulou emenda de R$ 9,5 milhões para o início da implantação do programa de desenvolvimento da fruticultura na Metade Sul. Num investimento de R$ 6 milhões, a vinícola produz 10 rótulos, entre vinhos brancos, tintos e roses, além de espumantes.

Desde 2006 maturando e trabalhando a ideia da vitivinicultura, já ganhou prêmios nacionais e internacionais. A principal aposta, segundo o diretor Walter Pötter, é o vinho Rastros do Pampa, apresentado ontem para degustação, com direito à presença do ator global Tiago Lacerda.

A tradição é uma das marcas da empresa. “Há 55 anos, passando do meu avô até agora, buscamos inovação e sustentabilidades social e econômica, além da preservação”, comenta.

“O empreendimento está 100% por conta da família. E isso me deixa tranquilo”.

Quem coordena a vinícola é a filha dele, a engenheira agrônoma e enóloga Gabriela Pötter. Ela acredita no turismo como um dos fatores econômicos de agregação de valor à empresa e à região. Trabalha em parceria com agências para realizar eventos, visitas guiadas à vinícola – almoços, por exemplo.

Para Mainardi, essa diversificação é um dos rumos da agricultura. “Aqui na região, empresas como a do Walter têm feito isso. Novas culturas, como a das oliveiras, já têm entrado fortemente na região, num trabalho que começamos há alguns anos também”, lembrou o secretário.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.