Deputado Pimenta busca inclusão de aeroporto de Livramento no plano federal de aviação regional

Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) com o empresário Antônio Badra

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) recebeu, em Brasília, a visita do proprietário do Jornal A Plateia e da RCC FM, Antônio Badra, para tratar da retomada dos investimentos em infraestrutura aeroportuária para a cidade de Livramento. De acordo com Antônio Badra, esse pleito é estratégico e fundamental para o desenvolvimento do Município.

O deputado Pimenta, que tem acompanhado o plano do Governo Federal de estímulo à aviação regional, informou que serão revitalizados, a partir do próximo ano, 15 aeroportos no Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, as primeiras tentativas para incluir Livramento na etapa de modernização dos terminais gaúchos esbarraram no fato não haver, ainda, parecer definitivo sobre o processo de binacionalização do aeroporto de Rivera, o que impede o Governo Federal de realizar os investimentos.

Desde então, o deputado Pimenta tem cobrado das autoridades uma posição final sobre o processo de binacionalização, ou então que seja feita a opção pela retomada do aeroporto dos Galpões, localizado no Município. “Temos que fazer pressão para incluir a cidade de Livramento nesse programa. O momento é agora. Por isso, já encaminhei solicitação de uma agenda na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para que sejam feitos os ajustes necessários e feita a opção pela binacionalização do aeroporto Rivera/Livramento ou então pela reativação do aeroporto dos Galpões”, informou Pimenta.

De acordo com critérios da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, um aeroporto não deve ficar a menos de 100 quilômetros de outro terminal para que se possam viabilizar economicamente as operações aéreas. “O aeroporto em Livramento atende perfeitamente essas exigências”, esclarece Pimenta.

Isenção de taxas e subsídio de assentos nos voos  

O parlamentar explicou ainda que, nestes aeroportos, os passageiros ficarão isentos das taxas aeroportuárias e o Governo Federal subsidiará 50% dos assentos dos voos. Nos próximos dias, o Palácio do Planalto enviará matéria sobre a isenção de taxas e subsídio para ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Segundo o deputado Pimenta, todos os aeroportos que serão construídos ou modernizados terão capacidade para receber, no mínimo, aviões de porte médio, de 42 lugares ou mais passageiros. Ao todo, 270 aeroportos no Brasil receberão obras de infraestrutura, totalizando um investimento de R$ 7,3 bilhões. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), composto, entre outros, pelos valores arrecadados com a concessão dos grandes aeroportos no País.

Lista das cidades que hoje estão incluídas no cronograma do Governo Federal de estímulo à aviação regional

Cidades/Aeroportos:

Rio Grande
Pelotas
Bagé
Santa Cruz
Santa Maria
Alegrete
Uruguaiana
São Borja
Canela
Passo Fundo
Caxias do Sul
Erechim
Santo Ângelo
Santa Rosa
Região das Hortênsias

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.