Dia Mundial do Meio Ambiente será coroado por diversas atividades na cidade

Solenidade de abertura contou com apresentação de alunos

Secretária Ana Aseff e Márcio Rodrigues acompanharam a limpeza da Praça do Jardim do Verde III

A Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA), através do secretário Luis Carlos Paz Santana, e do coordenador da Sala Verde, o biólogo Márcio Rodrigues, promove do dia 3 a 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2013. Durante a solenidade de abertura, realizada na Sala Cultural, na manhã de ontem – que contou com a presença de autoridades, pais e professores – alunos de escolas do município apresentaram trabalhos ligados à preservação do meio ambiente. 

Ações 

Solenidade marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente

Durante a semana, serão realizadas palestras, caminhadas, apresentações artísticas, bem como serviços de limpeza. Para os próximos dias, também está programada a limpeza e revitalização da Vila Santa Rosa e limpeza do Arroio Maragato-Praça Artigas, com apoio do Corpo de Bombeiros. E durante a manhã e tarde de ontem, uma equipe de seis trabalhadores realizou o corte da grama na Praça do Jardim do Verde III,, bem como a retirada do lixo acumulado pelos próprios moradores, em um espaço próximo à Travessa Anacleta Barbosa.

Segundo Márcio Rodrigues, a semana do meio ambiente deve ser pensada como um ato contínuo de ações integradas, que ligadas ao binômio homem-natureza, apresente soluções com visão holística, ou seja, uma nova visão ecológica, que mantenha e propague o pensamento da mudança continuada de proteção e restauração desta relação, e não apenas como um mero repassador de informações através da educação ambiental. “De forma organizada, com instrumentos econômicos aplicáveis pelo gerenciamento que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético do lixo gerado pela ação humana, controlando o desgaste do lixo nas nascentes da cidade, diminuindo os impactos ambientais adversos, com certeza, o município de Sant’Ana do Livramento dará um passo importante para garantir o futuro das próximas gerações”, ressaltou.

Crianças realizaram apresentações na solenidade de abertura

De acordo com o biólogo, o principal problema ambiental verificado na cidade continua sendo o acúmulo de lixo. “Apesar do sistema de coleta de lixo existir, as pessoas continuam jogando lixo em locais inapropriados, e vemos grande parte da cidade com esse problema”, destacou.

A meta do Seplama e da Secretaria de Serviços Urbanos, a partir de agora, é realizar um trabalho de conscientização com a população, uma vez que já existe lei federal que prevê multa para quem joga lixo em locais impróprios, prejudicando o meio ambiente. 

Dia Mundial do Meio Ambiente 

Dentro da programação comemorativa à Semana do Meio Ambiente, e para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece hoje, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos irá realizar a limpeza do Arroio Maragato pela Vila Brizola, a partir das 8h. Também receberá atenção dos trabalhadores o poço d’água localizado na Rua General Câmara.

Às 8h, a Escola Municipal Pedro Alencastre fará uma caminhada ecológica, a Escola Hector Acosta irá abraçar o Cerro do Registro, e na Escola General Neto haverá o plantio de mudas no jardim da escola, bem como apresentação de trabalhos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.