Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com intensas atividades

Escolas da cidade promoveram diversos atos para encerrar semana do meio ambiente

Alunos da escola Pedro Alencastre fizeram uma caminhada ecológica na manhã de ontem

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU, em 1972, para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.

Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente – o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas – quase o mesmo produzido em toda a África Subsaariana, 230 milhões. De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição. 

Caminhada 

As alunas da Escola Pedro Alencastre, Emily e Brenda

Na cidade, o dia foi marcado por diversas atividades. Logo nas primeiras horas da manhã, os alunos do 5º ano à 8ª série da Escola Pedro Alencastre fizeram uma caminhada ecológica, subindo o Cerro do Mingote, caminhando até a estrada do Rincão da Bolsa. “Durante a semana, os alunos trabalharam a parte teórica relacionada ao meio ambiente, e hoje viemos realizar o trabalho prático, com os alunos recolhendo o lixo que encontrarem e também visualizando o espaço”, explicou a diretora da escola, Elisângela Ferreira Alves.

A caminhada foi organizada pelo professor de técnicas agrícolas da instituição, Abílio Galon, e o grupo escolar foi acompanhado de Márcio Rodrigues, coordenador da Sala Verde do Seplama. As alunas Emily Tereza Pedroso de Melo, 11 anos, e Brenda Vitória Pires Gonçalves, 10 anos, participaram da caminhada com os demais integrantes da escola.

 

Pedágio ecológico

Alunos do 7º ano realizaram o pedágio ecológico

A turma do 7º ano da Escola Rivadávia Corrêa realizou um pedágio ecológico na manhã de ontem. Os alunos distribuíram aos motoristas pacotinhos de sementes de flores, com mensagens criadas por eles, convidando as pessoas a plantarem e a preservarem a natureza. Segundo a professora Maria Gorete Haubert, da disciplina de ciências, o trabalho deve continuar com as turmas de 7º e 8º ano. “Estamos trabalhando as pequenas atitudes, buscando mudar através de pequenas ações do dia a dia. A nossa perspectiva é a construção de coisas boas”, enfatizou a professora.

Abraço ao Cerro do Registro e plantio de mudas fizeram parte da programação 

Alunos de diversas turmas da escola Hector Acosta, além de alunos da Escola Infantil Carina, reuniram-se para abraçar o Cerro do Registro, como culminância de projetos realizados no Ensino Fundamental, com a estagiária Marlei Remedi, com o projeto Meu Bairro, e os alunos do Ensino Médio, com o projeto Proemi, relacionado ao meio ambiente e reciclagem.

“Achamos importante cuidar do meio ambiente. Outro dia, ajudamos a limpar o campo e aprendemos também a não jogar lixo nos bueiros e a não derrubar árvores”, avaliaram os alunos Talison, Pedro Henrique e Lairton.

As alunas Carla, Estefani, Juliana, Josiane e Evelin também consideraram importante os trabalhos relacionados ao meio ambiente e à consciência ecológica, para garantir as futuras gerações, não jogando lixo e preservando, inclusive, a saúde.

 Plantio de mudas

Turmas das primeiras séries do Ensino Fundamental plantaram mudas no jardim da escola General Neto

Os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental da escola General Neto fizeram, na tarde de ontem, o plantio de mudas no jardim da escola. As outras turmas fizeram a arborização na praça Oriovaldo Greceller. Cada aluno levou uma muda para realizar o plantio.

“Plantei uma mudinha que eu trouxe de casa. As plantas significam muito para a natureza e para o mundo”, disse o aluno Vitor Gabriel Gonçalves da Silva, 8 anos .

“Eu trouxe uma muda de boca de leão. É muito importante para a natureza plantar. Minha mãe comprou três mudas: uma eu plantei em casa, a outra plantei aqui na escola e a terceira dei para minha colega”, contou Gabriele Barbosa, 6 anos.

“Eu trouxe uma plantinha roxa para plantar e ajudar a natureza”, disse Manuela da Silva, 6 anos.

 

Gabriele Barbosa, 6 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.