Diálise de Livramento é reconhecida nacionalmente pela Qualidade

A Cardio Nefroclínica é a única clínica de hemodiálise do Estado a receber o reconhecimento do principal órgão de acreditação em sáude do País, a ONA, e passa a integrar as 16 melhores do Brasil

Equipe da Cardio Nefroclínica e certificado (ao lado)

Sant’Ana do Livramento tem um dos melhores serviços de hemodiálise do País. A Cardio Nefroclínica (CNC) recebeu, nesse mês, a “Acreditação Plena” da Organização Nacional de Acreditação – ONA. “É extremamente gratificante trazer a Sant’Ana do Livramento esta conquista. Significa dizer que o serviço de hemodiálise da Fronteira, que atende mais de 230 pacientes com doença renal, é uma referência na área da saúde”, comemora o diretor Geral da CNC Dr. Freitas, responsável por dirigir um serviço que conta com 40 colaboradores.

Para chegar a essa conquista, foram necessários cinco anos de trabalho duro para adequar o processo de gestão a um modelo que garantisse ainda mais qualidade às práticas desenvolvidas na clínica e, consequentemente, segurança aos pacientes que dependem do serviço de hemodiálise. “Observamos, incansavelmente, os critérios de qualidade exigidos pela ONA e buscamos alcancá-los por meio da divisão de tarefas entre as nossas nove equipes”, conta a coordenadora da Qualidade da CNC, Juliana Freitas. 

Depoimento

 Quem comprova os resultados desse afinado grupo de trabalhadores são pacientes como Edilson Marques, há três anos em tratamento de hemodiálise, que se diz seguro em dialisar na CNC, em função do padrão de qualidade seguido por todas as enfermeiras. Conforme a secretária da Qualidade da CNC, Daniela Morel, trabalhar em tamanha sintonia só é possível porque cada colaborador sabe bem as responsabilidades que tem, e todos conhecem o funcionamento completo do sistema de gestão. “Nos encontramos muito, temos reuniões periódicas e o planejamento estratégico da empresa é feito por todos nós”, conta a colaboradora.

Além da excelência no tratamento, a CNC ainda tem como missão promover a qualidade de vida dos pacientes, valorizando a estabilidade clínica, psicológica, social e nutricional das pessoas que atende. “Sabemos da importância que o tratamento oferecido em nosso serviço tem para a manutenção de vidas de seres humanos”, enfatiza Dr. Freitas, ressaltando que é necessário esforço para chegar a esse padrão de qualidade. Sobretudo, em meio à crise que as Clínica de Hemodiálise vêm enfrentando em todo o País, devido aos baixos repasses para os tratamentos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Só mesmo uma gestão compartilhada e totalmente monitorada para alcançar o nível de serviço oferecido hoje na cidade. Os santanenses têm um bom motivo para se orgulhar. 

O que é a ONA? 

A ONA é uma organização não governamental, caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, cujo principal objetivo é promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil. A criteriosa auditoria utilizada como metodologia de diagnóstico, contribui para o aprimoramento contínuo das organizações prestadoras de serviço de saúde do País, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros. Outras informações em www.ona.org.br

Muito obrigada!

Além de pacientes e colaboradores, o reconhecimento é extensivo àqueles que complementam e apoiam para garantir que o trabalho da CNC seja feito com tanto carinho e dedicação: os parceiros. A CNC agradece aos fornecedores de materiais e medicamentos, laboratórios de análise e de imagem, hospitais, serviços de alimentação e bem estar, médicos e funcionários da área da saúde, instituições de ensino, representantes e funcionários do governo municipal e sindicatos, convênios de saúde, empresas de mídia local, assessoria de comunicação, serviços terceirizados de contabilidade, advocacia, entrega, segurança, consultores, comitês de qualidade, a ONG Alô Rim Livramento e a todos os amigos e familiares da Clínica.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.