Dia de debater o turismo regional

Titular da pasta do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, estará hoje em Livramento

Hoje, das 9h às 17h, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acil), acontece o debate sobre o turismo regional, dentro do programa RS Mais Turismo. Estará no município a secretária Abigail Pereira, titular da pasta estadual do Turismo.

O evento é destinado a todos os municípios da Região da Fronteira, sendo Livramento a sede dos debates, que fazem parte dos Encontros Regionais RS Mais Turismo. A promoção é da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), visando estruturar e consolidar a ação regionalizada do turismo no Rio Grande do Sul. A atividade tem entrada franca.

Com foco na gestão, qualificação e promoção, será identificado o atual ciclo de desenvolvimento de cada região e propostas ações específicas para aumentar a competitividade. “Não podemos tratar regiões distintas como se fossem iguais. Cada uma delas tem suas particularidades e potenciais específicos a serem trabalhados. Cabe à secretaria induzir o desenvolvimento, por meio do turismo”, afirmou a secretária Abgail Pereira. 

Esse modelo de organização, que adota a região turística como referência territorial para fins de planejamento e gestão, permite a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de forma equilibrada, considerando toda a diversidade e potencialidades dos municípios envolvidos sob a ótica do desenvolvimento integrado. Além disso, possibilita o aumento da competitividade das regiões turísticas e da qualidade dos produtos, gerando impactos positivos nas economias locais.

De acordo com Abgail, o evento é dirigido a todos que têm ligação com o turismo, mas também a quem tem interesse em ajudar o setor. “É fundamental a presença da iniciativa privada neste encontro, uma vez que é ela a responsável por fazer o turismo. Cabe ao poder público induzir o desenvolvimento, oferecendo infraestrutura e qualificação”, diz.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.