Legislativo aprova o reajuste para servidores e magistério

Legislativo aprovou, ontem, os dois projetos de reajuste obrigatório para servidores municipais, inativos e integrantes da rede municipal de educação

À frente, Aquiles Pires e Maria Helena Duarte; atrás Hélio Bênia e Germano Camacho

Foi rápida a votação dos dois projetos de lei que autorizam o reajuste do funcionalismo público municipal, em 7,16%, e do magistério da rede do município, em 7,97%. O valor do acréscimo, conforme a expectativa, já estará nos recursos a serem pagos na folha deste mês, no dia 30.

A decisão, na Câmara de Vereadores, foi célere, conforme queria o Executivo, com a comissão de orçamento e finanças tendo analisado ontem – com todos seus integrantes em Porto Alegre – as duas matérias e enviado pareceres pela aprovação via correspondência eletrônica.

O presidente Dagberto Reis (PT) costurou, antes do início do expediente, a inversão da pauta, ou seja, colocação da votação das matérias antes do grande expediente. Também foi proposta a retirada do trâmite em regime de urgência, haja vista que já havia sido feita a apreciação nas comissões.

Os projetos de lei 125 e 126, que concedem os respectivos reajustes ao funcionalismo e ao magistério, foram aprovados por unanimidade.

Jason Flores, Danúbio Barcellos e Carlos Nilo Pintos

Uma reunião de encaminhamento foi realizada momentos antes do início da sessão ordinária, com as presenças do articulador do governo – secretário de Administração Fabrício Peres da Silva; do vice-prefeito Edu Olivera; vereador Aquiles Pires e o presidente Dagberto Reis, no gabinete da presidência do Legislativo. A articulação deu sequência ao que já vinha ocorrendo: a conversação para alinhavar a decisão favorável à matéria, o que se concretizou.

Estavam presentes – dentro do tempo previsto para tolerância após o início da sessão ordinária – o presidente, Dagberto Reis (PT), o secretário, Maurício Galo Del Fabro (PSDB), os vereadores Danúbio Barcellos e Carlos Nilo Coelho Pintos, do PP; Jason Flores (PMDB), Maria Helena Duarte (PDT), Helio Bênia (PSB), Aquiles Pires (PT) e Germano Camacho Mendes (PTB). Em função do cumprimento de agenda pertinente ao mandato, a vereadora Carine Frassoni chegou às 11h40, o vereador

Maurício Galo Del Fabro e Dagberto Reis

Ivan Garcia (PSB) havia pedido licenciamento da sessão, comunicado na véspera; ao passo que os integrantes da comissão de orçamento e finanças, Gilbert Gisler, o Xepa; Luiz Itacir Soares; Tatiane Marfetran Jardim e Hanney Cyd Har Cavalheiro estão em Porto Alegre participando de um curso de aperfeiçoamento no PPA, entre outros compromissos previamente agendados. O vereador Lídio Mendes, o Melado, continua em licença médica, hospitalizado para tratamento de saúde; ao passo que Jansen Nogueira também encontrava-se sob licença específica para cumprimento de atividade pertinente à função.

Na votação em bloco, também foram aprovados outros sete projetos de lei para contratações de pessoal e recursos às pastas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.