Beleza não põe mesa…

Jovens de todo o Rio Grande do Sul viveram uma semana de tensão emocional, quando foram colocadas à prova, em Sant’Ana do Livramento, durante a 43ª Ciranda Cultural de Prendas. Além da beleza natural da mulher gaúcha, as candidatas tinham que literalmente provar para um corpo de jurados suas habilidades como “moças prendadas” e, acima de tudo, a sabedoria das tradições do Estado.
Talvez este seja o concurso em que se pode utilizar muito bem a expressão popular de que “beleza não põe mesa”, pois o que vale nesta importante demonstração de capacidade humana são a inteligência e o aprendizado que estas candidatas adquiriram durante anos e anos de preparação, em Centros de Tradições Gaúchas.
Apesar de extremamente importante para esta parcela da comunidade, que se deslocou em caravanas para a Fronteira da Paz, lotando hotéis e movimentando a cidade sede, que detinha a vencedora do ano anterior, o concurso que deveria ser o mais comentado em todos os cantos, na verdade quase que passou despercebido em muitos grupos, que ficaram focados em outros assuntos cotidianos.
O importante é que estas famílias continuam levando adiante o quase esquecido tradicionalismo, que vem sendo confundido com um modismo, que vem minando as verdadeiras relíquias deixas pelos nossos ancestrais.
Parabéns às primeiras prendas. Parabéns às famílias que incentivaram o culto ao Rio Grande. Parabéns aos organizadores que não mediram esforços e a todos os participantes que passaram dias e noites discutindo detalhes para que o evento fosse o mais perfeito possível.
Ficaremos com o sonho, de que algum dia o tema tradicionalismo seja ensinado em Escolas e não somente dentro das entidades tradicionalistas do Estado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.