Unamos e associação de moradores levam extensa pauta de pedidos ao prefeito municipal

Documento unifica as várias ideias de moradores dos bairros Prado, Registro, Divisa e Cerro do Depósito, com a finalidade de que seja incrementada a qualidade de vida para os cidadãos

Presidente da Unamos, Marcos Sória

As lideranças da União das Associações de Moradores (Unamos), bem como associações de moradores, apresentaram ao prefeito municipal um relatório contendo uma série de sugestões e propostas, para que sejam incluídas algumas ações no PPA. Titulares de diretorias e representantes das associações de Moradores Santa Catarina/Santa Isabel; Soares; Queirolo; Nova Livramento; Vila Real; Vilas Meneses/Herculano; Vila Julieta; Vilas Dimantino Meneses, Colina dos Santos e Fonte Nova; Vilas Marim 1 e 2; Morada de Fátima; Santa Rosa Cruzeiro Vieira Élfia e Safira; João Duarte apresentaram um relatório que tem como finalidade construir 100% de qualidade.

No que se refere a transportes, obras e serviços urbanos, o presidente da Unamos, Marcos Sória, ressalta que a prevalência foi pela excução de ações de asfaltamento das ruas: Gener Leite (Vila Soares), (Santa Catarina/Santa Isabel) rua Romagueira de Olivera, Castorino Simão, Vilas Queirolo, Nova Livramento e Real, entre outras. “Todas as ruas do itinerário do ônibus da Linha Vila Real, incluindo a Rua Vicente Ilha de Vargas, até a Chácara da Prefeitura. Ruas asfaltadas possibilitam uma tarifa mais barata no transporte coletivo, um dos itens levados em conta para essa definição de preço de tarifa” – disse Marcos Sória.

Também estão listadas nesse processo as ruas: Vila Julieta: General Camara, Florencio Curvelo, Benjamim Cabeda, Marechal Malet e as demais nas Vilas Colina dos Santos, Fonte Nova, Marim 1 Alcibiades Gomes do Amaral (por onde passa o ônibus da linha Vila Julieta), e Irmão Lino de Azevedo, até a Vila Morada de Fátima. Silon Calero e Angelo Del Fabro na Vila João Duarte e travessa por onde passa o ônibus linha Prado. Ainda: Sergio Fuentes, Carlos Sergel, Teodoro Paiva de Meneses e Pedro Angelo, essas nas Vilas Santa Rosa e Cruzeiro, também de linha de ônibus.

Transporte 

Referente às linhas de ônibus, Sória lembra que quando da licitação prevista pelo término do contrato das empresas concessionárias, a Unamos propôs que todas as linhas desses bairros possam dispor de ônibus com acessibilidade para deficientes, através de entradas universais.

“Queremos ônibus com espaços confortáveis de forma a não colocar as pessoas, em especial os idosos, em espaços pequenos como é hoje, por exemplo, nos ônibus da linha Vila Julieta. Melhoria nos horários das linhas Prado, Vila Real, Vila Julieta, com ampliação dos horários e diminuição do tempo entre um ônibus e outro. Viabilizar a possibilidade da criação de um ônibus circular à noite, na cidade, contemplando a linha Prado. Possibilitar que o município subsidie 100% um transporte entre o Prado e o centro, de segundas a sextas-feiras, partindo do Prado no horário das 7h30, retornando às 12h30 e partindo do Prado às 12h30 retornando às 17h30. Esse ônibus e horários seriam destinados ao transporte exclusivo de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, que estudam nesses horários” – ponderou.

Na pauta, ainda, a criação de linhas especiais por ocasião de eventos que aconteçam nos bairros (centro/bairro e vice-versa); a construção de abrigos para usuários, modernos, adequados e confortáveis, em parceria com o setor privado; e a colocação de um semáforo de três tempos na esquina das ruas Saldanha da Gama e Hector Acosta. “Essa é uma esquina que requer urgentemente esse dispositivo, por ser perigosa, movimentada e de difícil acesso aos destinos, tanto de veículos, quanto de pedestres. É uma questão de segurança. Vários acidentes já foram registrados nesse ponto” – ponderou o presidente da Unamos.

Segundo Sória, existe uma cultura na cidade que precisa ser corrigida, ou desfeita. “Reivindicamos um planejamento da secretaria responsável pelo Setor de Limpeza Pública, para limpeza no mínimo mensalmente dos meio-fios e ruas em todas as Vilas dos bairros citados. O município, além de pessoas para frente de trabalho nesse setor, deve adquirir uma máquina apropriada para uso nesses bairros, do mesmo tipo da utilizada em cidades da região, como Rosário do Sul, que dispõe esse maquinário” – comenta. 

Saúde 

Entre várias outras propostas encaminhadas, também fizeram parte a manutenção da qualidade dos postos médicos; ampliação do horário para atendimento do médicos nos postos ou aumento dos número de atendimentos (fichas); contratação de pelo menos um(a) farmacêutico(a) e distribuição de medicamentos nos postos onde tenha esse profissional; e dispor de todos os equipamentos e acessórios, produtos, etc, nescessários para funcionamento adequado dos gabinetes odontológicos que prestam serviços públicos no bairro.

É foco, ainda, investimento visando agilização para encaminhamentos de pacientes a especialistas e para serviços de raio-X, tomografias, ecografias, etc. Buscar agilidade junto aos laboratórios para realização de exames – hoje, a média em muitos laboratórios é de, no mínimo, 15 dias. Contratação de médicos especializados, como obstetras, pediatras, ginecologistas, entre outros. O Brasil contratará médicos cubanos para atendimento no País, estar atento para a possiblidade de buscar alguns desses. Agilização para funcionamento, o mais rápido possível, do Postão do Prado. Aquisição de mais veículos da SAMU e contratação de especialistas para esse atendimento.

 

OUTRAS PROPOSIÇÕES
Educação, Gênero e Raça
Incluir no currículo escolar, nas escolas municipais: atitude e comportamento na saída da escola, visando acabar, ou evitar o Bullying e formar bem jovens cidadãos que possam, inclusive, levar para dentro de casa, para suas famílias, tal ensinamento.
É preciso ter no município um setor para cuidar da área Gênero e Raça, além da educação/escola. Ter políticas públicas.
Esporte e Cultura
Criação, em cada vila onde é possível ser implementado, de locais destinados à prática do esporte para crianças e adolescentes, em especial. Para isso, o município deve construir esses campos de futebol 7 ou quadras, e disponiblizar a compra de equipamentos (calções, camisetas, tênis e bola), que deverão ficar sob a responsabilidade de uma associação ou ONG que já faça esse trabalho com essas crianças.
Turismo
Criar roteiros em parceria com setor privado ou entidades para visitas, acampamentos, etc. Cerro do Registro, Eólica, Batuva, Chácara da Prefeitura, Bairro Divisa (cerro próximo à Vila Julieta), etc. Organização de eventos nesses locais, em parceria com a UNAMOS e AMs.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.