Um novo momento para o leite

Anunciamos, nesta quinta-feira, durante a abertura da Expoleite/Fenasul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, um conjunto de seis medidas que o Governo do Estado adotará para melhorar a organização da cadeia produtiva do leite, qualificar, ainda mais, os aspectos sanitários, ampliar a fiscalização e criar instrumentos que possibilitem novos investimentos que sigam aqueles rumos. É também a resposta do governo estadual na intensificação dos controles, visando restringir a possibilidade de ocorrência de novas fraudes. As ações, construídas em conjunto com o setor, na Câmara Setorial do Leite, e autorizadas pelo governador Tarso Genro, passam pela realização de concurso público para contratação de novos profissionais para a defesa e fiscalização agropecuária, criação do programa de fortalecimento do setor leiteiro e de um fundo para o desenvolvimento da cadeia produtiva, adesão à instrução normativa 62 do Ministério da Agricultura e ao Sisbi lácteo, além de ampliar o crédito presumido para que as pequenas indústrias e cooperativas possam adequar suas linhas de produção às novas normativas para a produção, previstas na instrução normativa e acabar com a excepcionalização da venda de produtos inspecionados pelos serviços municipais em feiras e eventos de outros municípios.

Virar a página

Estas medidas, que vem sendo amadurecidas e aperfeiçoadas num profundo debate em mais de 60 reuniões e nas visitas que fizemos aos principais produtores mundiais de leite, criam as condições para que possamos virar a página deste triste episódio representado pelas fraudes detectadas pelo Ministério Público, com o apoio de nossa secretaria e do Mapa. Reduzindo a margem para que maus procedimentos, que são exceção, voltem a ocorrer. Afinal, a imensa maioria dos produtores e das indústrias adotam procedimentos corretos e produzem alimento de qualidade.

Nosso mate

Realizamos, na última quarta-feira, em Ilópolis, uma produtiva reunião da Câmara Setorial da Erva Mate. Firmamos, em nome da Secretaria da Agricultura, convênio com o Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate), cuja criação fomentamos a partir da criação do Fundo para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva Mate (FundoMate). Reafirmamos o apoio do governo do Estado ao setor, garantindo nosso envolvimento em ações que promovam a produção, o desenvolvimento e a competitividade desta cultura. Na ocasião, repassamos ao instituto um veículo para que possa colocar em prática suas ações junto aos polos ervateiros do Rio Grande do Sul. Aproveitamos, ainda, para desafiar a cadeia para assumir o compromisso de colaborar para a certificação da erva mate e para a criação de um selo de qualidade, instrumentos que, somados a outros, garantirão a qualidade do nosso chimarrão do dia-a-dia.

Ampliação do camping

O camping do Parque de Exposições Assis Brasil é o local que serve para alojar, com toda a infraestrutura necessária, pessoas que participam dos eventos realizados lá em Esteio, especialmente os que trabalham com o transporte de animais. Autorizamos, nesta semana, o início da obra de revitalização e ampliação daquele espaço, que passará a contar com mais 121 vagas, além das 183 já disponíveis. Com isso, poderemos abrigar mais 700 pessoas naquele local. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Aftosa

Gostaria, por último, de renovar o apelo para que os criadores de bovinos e búfalos vacinem seus rebanhos contra a febre aftosa. A campanha termina no dia 31 de maio. Os pronafianos e pecuaristas familiares, que possuem até 100 cabeças, têm até o final da próxima semana para retirar, gratuitamente, a vacina nas Inspetorias Veterinárias. Esta é uma tarefa de todos nós.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.