Democracia digital

A rápida execução das obras da instalação de antenas que permitirão o acesso gratuito à internet em pleno Parque Internacional vai criar, em breve, uma situação única no mundo: o único sinal gratuito da internet com abrangência binacional. A partir da liberação do sinal, ele se tornará acessível em qualquer ponto da grande área turística de uso conurbano, podendo por isso ser usado gratuitamente por brasileiros, uruguaios e tantos outros visitantes que cheguem na Fronteira da Paz. No início, será apenas uma pequena área no conglomerado urbano fronteiriço, mas, de todos os modos, esse será um avanço muito importante na luta pela qualificação das condições de vida do cidadão. Atualmente, as tecnologias e redes sem fio imprimem novas transformações sociais, novas práticas culturais, através do acesso e consumo da informação em mobilidade, e também novos desenhos no espaço urbano, a exemplo exatamente das zonas de acesso para Wi-Fi e celular, como a que está sendo disponibilizada no Parque Internacional, além de navegação por GPS, mapeamento e geolocalização. A cidade entra definitivamente na era da computação ubíqua, embarcada, móvel, seguindo exemplo de várias outras cidades brasileiras. Os lugares tradicionais, como ruas, praças, avenidas, estão, pouco a pouco, transformando-se com as novas práticas socioculturais de acesso e controle da informação. Com um notebook, um tablet, um aparelho de telefone celular, enfim, o cidadão pode perfeitamente manter contato com qualquer pessoa que esteja em praticamente qualquer lugar do Planeta. O objetivo maior dessa nova infraestrutura é promover o vínculo social, a inclusão digital, democratizar o acesso à informação, produzir dados para a gestão do espaço, aquecer as atividades políticas, culturais e econômicas e reforçar a dimensão pública. Esse investimento vai provocar, naturalmente, uma mudança cultural na sociedade. Aos poucos, conforme pretende o prefeito Glauber Lima, o sinal gratuito de internet vai ter que ser expandido para outras vilas e bairros. A democratização do sinal da internet contribuirá para a inclusão de cidadãos em diversos serviços públicos. Mesmo com suas características interioranas, Livramento avança para se tornar uma cidade cuja população viva um cotidiano de integração com o mundo e, ao mesmo tempo, qualquer visitante encontre aqui, aliados ao sabor da tradição, os mais avançados recursos da era moderna.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. FArCo

    Sin duda alguna es una noticia que ubica en el cenit de su desarrollo a estas dos grandes ciudades que una vez mas estrechan sus vinculos en una frontera que une.
    Su gente, procedentes de una historia de esfuerzo y trabajo, verán el fruto de este proyecto que bien hace a una gran interrelación binacional y que en la practica imagino resultará muy provechozo para la juventud toda, para el turista, para trabajador y para el ciudadano que buscque el ocio constructivo.
    Sería interesante dar a conocer en esta editorial las inversiones volcadas al respecto a los efectos de que se difundan los esfuerzos aquí volcados.
    De encontrarse justificación en el costo/beneficio, basta tan solo felicitar este emprendimiento.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.