JEFFERSON CRITICA BARBOSA

O ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, é réu no processo do mensalão e Joaquim Barbosa, presidente do STF e relator do caso mais rumoroso da política brasileira dos últimos tempos. Dito isso, vale a pena reproduzir o que Jefferson disse, no último sábado, no seu blogo. Segue abaixo.

“O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, estava na Costa Rica empunhando uma bandeira e quatro pedras. Discursou lá as críticas ferozes, e já muito criticadas, feitas por aqui. Acusou o Brasil de ser um país impune para pessoas ricas, brancas ou com “relações políticas”, atacou novamente a suposta proximidade entre juízes e advogados e jogou pedra até no foro privilegiado, que o deixou relatar o processo do mensalão. Só que o evento era sobre liberdade de imprensa(?!). É realmente estranho ver um juiz transformado em estandarte”.

“O presidente do STF tinha muita coisa a dizer sobre o processo do mensalão e sobre suas convicções pessoais em torno da maneira como o Judiciário é organizado, além de muitas críticas, ou ataques, a fazer contra aqueles que também trabalham por uma decisão justa ao invés de simplesmente condenatória”.

“E assim, ganhou manchetes. Mas o encontro na Costa Rica, onde Joaquim Barbosa fez seu discurso, trouxe notícias ainda piores sobre o Brasil. O país caiu uma posição no ranking mundial de impunidade preparado anualmente pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), resultado do aumento de assassinatos de jornalistas não seguidos por investigações e punições para os algozes”.

“Péssima notícia não só para o nosso jornalismo (que está sendo assassinado) e para nossos promotores e juízes (que não acusam e não punem os assassinos), mas especialmente para nossa liberdade de imprensa”.

“Mas, voltando ao discurso de Joaquim Barbosa, que estava preocupado com outras coisas no encontro sobre liberdade de imprensa, repito agora o que já havia dito quando as primeiras críticas fora de lugar e hora sobre a tal relação entre advogados e juízes foram feitas por Barbosa: o estranho é que nesse discurso nada seja dito sobre os Promotores e Procuradores que são habitués nos gabinetes de juízes e conseguem as mais esdrúxulas decisões.”

Roberto Jefferson, como foi dito no início da coluna, é réu condenado pelo STF, mesmo assim, usou de seu estilo habitual para criticar o presidente do STF. Resta saber se seu blog é lido pelo ministro Joaquim Barbosa.

DO PÚLPÍTO AO PALANQUE (1)

O padre Roberto Francisco Daniel, conhecido com padre Beto, foi excomungado pela Igreja Católica, mas continua com prestígio entre seus fiéis, na Paróquia de Bauru (SP). Sua punição se deu após declarações de apoio a homossexuais e questionamentos e dogmas de sua igreja.

DO PÚLPÍTO AO PALANQUE (2)

Agora, já como ex-padre, “padre Beto” (é o seu apelido) poderá se filiar ao PSOL e disputar uma vaga para a Assembléia Legislativa de São Paulo. No último sábado, em Bauru, uma passeata de 300 pessoas protestou contra sua ex-comunhão.

FEDERAL EM AÇÃO

Mesmo com todos os presos pela Operação Concutare já em liberdade, a Polícia Federal não baixou a guarda. Outros suspeitos de fraude nas licenças ambientais continuam sob rigorosa, mas discreta vigilância dos federais.

SHOPPING ESCLARECE

A expansão do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, foi assunto na investigação da Polícia Federal na Operação Concutare. A direção do empreendimento, no entanto, nega que o seu projeto já estaria aprovado, contrariando uma informação que apontava o secretário municipal Luiz Fernando Zacchia como facilitador da aprovação do citado projeto.

DÓLAR MESSI

É grave a crise do câmbio na Argentina. O dólar norte-americano já é cotado a dez pesos no câmbio paralelo. Como os argentinos também são gozadores de sua própria crise, eles apelidaram a cotação de “Dólar Messi”, fazendo referência ao número da camiseta do Barcelona que o craque é o seu atual dono.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.