Convocar ou não, eis a questão?

Dilema, nada Hamletiano, permeou o desentendimento ocorrido na sessão de ontem, entre vereadores integrantes da comissão de Saúde, sobre convocar a mesa diretora da Santa Casa ou não, neste momento

Carine Frassoni, após os apelos, decidiu retirar o pedido para que fossem feitos os convites mas manteve a urgência

Com o uso contínuo do expediente Questão de Ordem, um debate intenso se registrou na sessão ordinária de ontem, na Câmara Municipal. O tema: saúde. O dilema: chamar agora, ou não chamar, a mesa diretora da Santa Casa de Misericórdia e a secretária de Saúde, Érika Zannini de Andrade, para que o plenário pudesse questionar sobre a realidade da saúde local, marcada por fatos negativos.

Lídio Melado Mendes reagiu com irritação em relação ao pedido

Foi registrado novo atrito entre o vereador Lídio Mendes, o Melado (PTB), presidente da Comissão de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência, e a vereadora Carine Frassoni (PMDB).

Tudo porque foi lido um requerimento da vereadora solicitando que fossem convidados os integrantes da Mesa Diretora e Administração da Santa Casa de Misericórdia e a Secretária de Saúde do Município, para serem sabatinados sobre a situação da Saúde, os repasses de recursos, dívidas do hospital, bem como a proposta de tornar a Santa Casa um hospital 100% SUS.

O vereador Melado exaltou-se, classificando a atitude de sua colega como incondizente, chegando, em meio a sua fala, a buscar uma ilação, pois, em pelo menos duas vezes, mencionou “atitude demagógica”, fazendo referência a encaminhamentos da legisladora. “A vereadora não respeita a Comissão, e exijo que ela seja respeitada” – disse Melado, salientando que, como presidente da Comissão de Saúde, está realizando todo um trabalho prévio de levantamento de dados e informações, a fim de promover, no tempo adequado, um encontro para uma audiência pública.

Presidente da Câmara, Dagberto Reis, tentou apaziguar os ânimos mais exaltados durante a sessão

Carine Frassoni contestou, alegando que o procedimento está demorando muito, e que a comunidade cobra resultados imediatos, pois vem sofrendo sobremaneira com a falta de atendimento adequado, morosidade, burocracia, falta de médicos, entre outros elementos. “Vereador Melado, tem mães que saem com as crianças no colo, à procura de atendimento, e nisso tudo vidas estão se perdendo. É preciso ser mais célere em ouvir, para que sejam apresentadas as soluções” – disse ela.

O vereador Aquiles Pires (PT), que já havia feito uma intervenção em relação a sua bandeira de luta (hospital 100% SUS), fez nova contestação entre os contendores, solicitando que a vereadora Carine retirasse o ofício. Ela atendeu ao pedido do colega, afirmando que retirava o pedido para que fossem ouvidas a administração da Santa Casa e a secretária Érika na próxima terça-feira, mas mantinha o pedido de urgência para que fossem realizadas as duas convocações.

Aquiles Pires solicitou à vereadora a retirada do pedido

Conforme procurou deixar claro o vereador Melado, este está buscando informações das mais diversas em relação a investimentos e repasses públicos realizados até o presente momento, bem como no que tange às dívidas do hospital.

O presidente da Câmara, Dagberto Reis, solicitou que a vereadora Carine Frassoni procurasse, dentro do possível, realizar seus encaminhamentos por intermédio da comissão de saúde, embora não exista nenhum regramento que impeça que ela encaminhe via mesa diretora da Câmara.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.