UM PRESIDENTE ÉTICO

Harry Truman presidiu os Estados Unidos de 12 de abril de 1945 a 20 de janeiro de 1953. Foi o 33º presidente da nação e chegou lá com a morte de Franklin D. Roosevelt. Em 1949 ganhou um segundo mandato, tendo como seu sucessor o general Dwight Eisenhover.

Era um homem simples, quase simplório, mas nunca deixou de exercer a sua autoridade tendo enfrentado o final de II Guerra Mundial quando autorizou o lançamento de duas bombas atômicas sobre o Japão e a intervenção americana na Guerra da Coréia (1950-1953).

Um dos melhores episódios de sua vida como presidente dos EUA revela como um ex-presidente deveria se comportar após deixar o poder. Exemplo que nunca foi seguido por qualquer homem que tenha exercido o maior cargo de qualquer república democrática.
A única propriedade que tinha quando faleceu (26/12/1972) era uma casa na qual morava, que se encontrava na localidade de Independence, Missouri. Sua esposa a havia herdado de seus pais e, fora os anos em que moraram na Casa Branca, foi onde viveram durante toda a vida.
Quando se retirou da vida oficial em 1952, toda a sua receita consistia numa pensão do Exército de US$ 13.507 por ano. Ao saber o Congresso que ele custeava seus próprios selos de correio, lhe outorgou um complemento e, mais tarde, uma pensão retroativa de US$ 25.000 anuais.
Depois da posse do presidente Eisenhower, seu sucessor, Truman e sua esposa voltaram a seu lar no Missouri dirigindo seu próprio carro… sem nenhuma companhia do Serviço Secreto.
Quando lhe ofereciam postos corporativos com grandes salários, os rejeitava dizendo: “Vocês não querem a mim, o que querem é a figura do Presidente, e essa não me pertence. Pertence ao povo norte-americano e não está a venda…”.
Ainda depois, quando em 6 de Maio de 1971 os congressistas estavam se preparando para lhe outorgar a Medalha de Honra em seu 87° aniversário, se recusou a aceitá-la, escrevendo-lhes: “Não considero que tenha feito nada para merecer esse reconhecimento, venha ele do Congresso ou de qualquer outra parte”.
Como Presidente, pagou todos seus gastos pessoais de viagem e comida com seu próprio dinheiro. Esse homem singular escreveu: “Minhas vocações na vida sempre foram ser pianista numa casa de prostitutas ou ser político. E, para falar a verdade, nunca vi muita diferença entre elas”.

SERÁ QUE LULA TOPA?

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), quer reunir os ex-presidente FHC e Lula para um debate sobre o Brasil de hoje e sua inserção no mundo contemporâneo.

NADA DE NOVO (1)

Uma auditoria da empresa Ernst & Young nas contas do Flamengo do Rio encontrou um rombo de 750 milhões de reais. A maior parte da dívida é com o fisco. São 394 milhões em impostos não pagos, dos quais 86,7 milhões do período da gestão Patrícia Amorim.

NADA DE NOVO (2)

Outros 184 milhões de reais são referentes dívidas trabalhistas e pagamentos judiciais. Há ainda 172 milhões de reais separados para cobrir futuras despesas com condenações. Não esperem que o Mengão pague tais dívidas. Como os restantes clubes brasileiros atolados de dívidas com o fisco, o Flamengo vai esperar uma anistia. E esta virá, sem dívida alguma.

MAIS UMA DO PASTOR

O deputado-pastor Marco Feliciano (PSC-SP) gostou das manchetes. Sua última é sobre o naufrágio do Titanic que afundou por que seu comandante disse “nem Deus afunda o Titanic”. Feliciano afirmou que fala sempre do púlpito, “um lugar de inspiração”. E sobre o maior naufrágio da História, justificou-se assim: “Por que zombar de Deus se Ele não te fez nada?”

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.