Safra recorde

Estamos convencidos, aqui na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, de que nesta safra 2012/2013 alcançaremos a maior produção de grãos de toda a História do Rio Grande do Sul. Na última terça-feira, a Conab divulgou o seu sétimo balanço de acompanhamento da safra, em que estima uma produção de 27,8 milhões de toneladas, suficiente para se constituir na segunda maior colheita do Estado. No entanto, nossa percepção é de que não será surpresa se ultrapassarmos os 29 milhões de toneladas, batendo os 28,8 milhões de toneladas obtidos na safra 2010/2011.

Efeito no PIB

O mau desempenho do setor primário no ano passado, em que sofremos com os efeitos da grande estiagem, reduziu o PIB gaúcho, na medida em que as cadeias produtivas da agricultura e da pecuária respondem por cerca de 44% do que é produzido no Estado. A se confirmarem nossas expectativas, que vão na contramão das previsões conservadoras, o setor injetará na economia gaúcha cerca de R$ 36 bilhões, contribuindo, assim, para que neste ano voltemos a ter um crescimento no PIB de 6%, o dobro da economia brasileira. Vamos aguardar para ver.

Sanidade na agropecuária

Nesta semana um dos assuntos que esteve mais presente em nossa pauta de trabalho foi a questão sanitária. Estivemos em audiência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado Federal, atendendo convite do senador Blairo Maggi, para debater, juntamente com outros cinco secretários estaduais da Agricultura, da fiscalização dos abates. E, na Famurs, ao abrirmos o 21º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, assinamos com o presidente Ari Vanazzi, um termo de cooperação em que a Secretaria da Agricultura compromete-se em treinar veterinários que atuam nos serviços municipais de inspeção. Nas duas ocasiões, ratificamos nosso entendimento sobre a importância da fiscalização sanitária para a valorização do que produzimos e, fundamentalmente, para assegurarmos a oferta de produtos que não gerem problemas à saúde da população. E, ainda, de que devemos unir esforços da União, do Estado e dos Municípios para que possamos levar a bom termo esta nossa missão.

E por falar em sanidade

No dia 1º de maio, com o apoio da Fetag, Farsul e Fundesa, daremos início à vacinação contra a Febre Aftosa, doença que no passado causou grandes prejuízos à economia gaúcha. Atualmente, a partir do comprometimento dos produtores e do excelente trabalho realizado pelos veterinários e demais profissionais que atuam no Serviço Veterinário Oficial, gozamos do status de zona livre da aftosa com vacinação. Por isso, gostaria, de mais uma vez, apelar aos pecuaristas de nosso Estado para que se juntem ao esforço que estamos fazendo para manter esta doença longe dos nossos animais bovídeos.

Mais investimentos no setor leiteiro

Participamos, nesta quarta-feira, no Palácio Piratini, de ato comandando pelo governador Tarso Genro, em que foram oficializados dois novos investimentos que agregarão valor ao setor do leite. A empresa Nutrifont, vai construir uma fábrica em Três de Maio para produção de derivados do soro de leite. E a Lativale, em Estrela, vai ampliar a produção de composto lácteo. O total dos investimentos chegará a R$ 150 milhões, gerando 110 novos postos de trabalho. Apostamos nesta cadeia produtiva que, além do potencial econômico, tem uma grande importância social.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.