Prefeitura sedia entrega de viatura obtida no processo de Participação Popular

Solenidade está prevista para as 11h, em frente ao Palácio Moises Vianna

A municipalidade irá receber, na manhã desta quinta-feira, um equipamento que resulta da participação no processo. O prefeito municipal Glauber Lima e os integrantes da administração estarão recebendo o novo equipamento, em frente ao Palácio Moises Vianna, às 11h. O mandatário santanense retornou da capital gaúcha, onde foi atender compromissos previamente agendados.

“Queremos convidar a todos os munícipes” – disse o prefeito Glauber Gularte Lima, acrescentando que estará ciceroneando a comunidade junto ao 10º Comando Regional de Bombeiros-CRB, que recebe do Governo do Estado uma viatura auto-bomba tanque, que será utilizada pela guarnição local no combate a incêndios.

Este caminhão é uma conquista da população santanense, conseguida através do sistema Participação Popular Cidadã 2011, ferramenta que convida o cidadão a debater, formular e acompanhar a execução dos orçamentos governamentais. “Convidamos a população para que se faça presente a este ato, que nada mais é do que a consolidação de políticas voltadas à participação das comunidades” – ressaltou o Prefeito. 

Comando Regional 

O comandante do 10º CRB, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, falou sobre esta conquista para a comunidade local:

A Plateia: De que forma o município conseguiu adquirir este caminhão tanque e qual o valor deste veículo?
Coronel: Através da participação no Processo de Participação Cidadã de 2011, quando os integrantes do COMUDE e lideranças de entidades públicas e privadas se integraram ao processo da consulta popular, numa ação integrada pela área da segurança. Pela primeira vez, participaram outras entidades de segurança pública juntamente com a Brigada Militar, e se definiu uma proposta regional. Isso nos proporciona hoje estar recebendo mais um veículo de Bombeiros para bem atender a comunidade santanense. O valor é de R$ 349.000,00, salientando que o caminhão é equipado com materiais de Bombeiros, entre eles duas escadas. 

A Plateia: Se não fosse desta forma, o 10º CRB teria condições de adquirir, sozinho, um veículo deste porte?
Coronel: Seria muito difícil. É necessário interagirmos no processo, o que já foi comprovado em outras aquisições para Livramento, bem como para a região. 

A Plateia: Quais são os principais diferenciais deste caminhão, com relação aos existentes no Corpo de Bombeiros?
Coronel: Este é um Caminhão Auto-Bomba Tanque, e o que já temos é Auto Tanque. Agora, sim, há um veículo de primeiro combate, e novo, com tecnologia atual e que atende as nossas necessidades. Ele proporcionará maior reserva de água e potencial nos atendimentos de ocorrências. 

A Plateia: Com esta aquisição, Livramento fica em uma posição mais tranquila em relação ao combate a incêndios?
Coronel: Com certeza. Esta aquisição já fazia parte de nosso planejamento, e hoje estamos alcançando esta meta. 

A Plateia: A Consulta Popular é uma ferramenta de extrema importância para aquisição de materiais. Na sua opinião, a comunidade já tem consciência disso?
Coronel: É vital. Com relação à comunidade, é necessária uma maior conscientização e interação no PPC. Não podemos somente criticar, e deixar de ir à luta. Só em Livramento, nestes último oito anos, recebemos R$1.167.000,00 em viaturas e equipamentos pela Consulta Popular. Isto se deve ao comprometimento de todos os servidores desta fração de Bombeiros, que se empenharam e contribuíram para estes resultados, bem como a comunidade, que nos apoia sempre.

A Plateia: Quais são as próximas aquisições ou prioridades do Corpo de Bombeiros em Livramento?
Coronel: Estamos em obras, visando melhorar o nosso espaço físico para bem atender nossos servidores e a comunidade. Há projetos encaminhados ao escalão superior, que poderão nos colocar numa posição de excelência. Estamos trabalhando no aperfeiçoamento dos Bombeiros de Livramento e Região.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.