Seminário prepara agentes para processo de consulta popular

Dagberto garantiu ao secretário João Motta seu apoio à implantação do Orçamento Participativo, em Livramento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dagberto Reis, participou, de quarta-feira até ontem, no Clube do Comércio de Porto Alegre, do III Seminário Internacional do Sistema Estadual de Participação – “Mais Participação, Mais Democracia”. O evento contou com as participações de palestrantes de reconhecida experiência no processo de captação das opiniões da sociedade, através de processos de consulta popular a exemplo do Orçamento Participativo, que já foi implantado com sucesso em alguns dos maiores municípios do Brasil e até mesmo no exterior.

Além de Dagberto, também participaram do seminário o secretário municipal de Planejamento, Luiz Carlos Santana, e a primeira-dama do município, Varínia Lado. Segundo Dagberto, as presenças de agentes políticos do quilate da coordenadora do Orçamento Participativo da cidade de Guarulhos/SP, Katia Pereira, o coordenador de Políticas para Jovens da Província de Santa Fé (Argentina), Julio Francisco Garibaldo, além dos secretários Afonso Motta, do Gabinete dos Prefeitos do Governo do Estado, e João Motta, do Planejamento, proporcionam uma radiografia muito transparente e didática sobre a proposta e o desenvolvimento do processo de consulta popular.

Provocado pelo secretário do Planejamento, João Motta, Dagberto Reis confirmou que Livramento vai adotar o processo de participação da cidadania na definição da aplicação dos recursos públicos no município. “Esse é um compromisso de Governo, que assumimos com a comunidade, e do qual já tenho a garantia do prefeito Glauber Lima, que vai ter todo o nosso apoio para colocar em prática a consulta o mais breve possível. Por isso, fizemos questão de buscar essa qualificação e sabemos que vamos poder contribuir muito. Foi uma troca de experiências muito boa”, analisou o legislador.

Dagberto também aproveitou o seminário para conversar bastante com o secretário João Motta, abordando diversas demandas de interesse de Livramento. O secretário confirmou sua presença no município, na próxima quinta-feira, dia 11 de abril, para participar da solenidade de entrega de um novo caminhão para o Corpo de Bombeiros. “Foi uma aquisição com recursos do Orçamento estadual, escolhida pela própria população santanense na Consulta Popular de 2011”, esclareceu Dagberto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.