Presidente da CRM comemora perspectivas do carvão mineral

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou a inclusão do carvão mineral nos leilões de energia

Diretor de A Plateia, Antonio Zuheir Badra, e presidente da CRM, Elifas Simas

O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engenheiro Elifas Simas, comemorou, ontem, durante sua visita a Livramento, a perspectiva de quatro projetos da iniciativa privada que concorrerão no leilão A-5. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou a inclusão do carvão mineral nos leilões de energia, o que deve gerar investimentos de R$ 7,5 bilhões no Estado. Simas explicou que há quatro projetos de usina térmica, movida a carvão, em andamento no Estado, três deles em Candiota e um em Cachoeira do Sul. 

Projetos

Conforme Elifas Simas, dois projetos estão adiantados e podem entregar energia em cinco anos, como prevê o leilão. São empreendimentos de 3,8 bilhões de dólares. O Rio Grande do Sul reúne cerca de 90% das reservas nacionais de carvão mineral, com cerca de 28,5 bilhões de toneladas. Ainda assim, segue importando 60% da energia que consome. “Vamos nos empenhar para que se consolidem investimentos”, afirmou o governador Tarso Genro, que recebeu do ministro Lobão a notícia do leilão. O primeiro deve ocorrer no segundo semestre de 2013.

A má notícia, segundo Elifas Simas, é o provável fechamento da Usina Termelétrica de São Jerônimo, na região Carbonífera. “Estamos na luta para que isso não aconteça”, disse o presidente da CRM, revelando que a usina precisa de “melhorias no que diz respeito ao meio ambiente, à sustentabilidade”. A termelétrica de São Jerônimo é a mais antiga em funcionamento no Brasil.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.