Embaixador da Palestina prega “construção de pontes”, em palestra

Evento fez parte do festival Sul-Americano de Cultura Árabe em Sant’ Ana do Livramento, na Câmara de Vereadores

Câmara de Vereadores contou com público expressivo durante o evento

A noite quinta-feira foi marcada por uma das mais importantes palestras do Festival Sul-Americano de Cultura Árabe, em Sant’Ana do Livramento. Na Câmara de Vereadores, à noite, o embaixador da Palestina no Brasil, diplomata Ibrahim Al Zeben, fez um apanhado da realidade vivenciada, hoje, pelo mundo árabe, nos aspectos sociais, humanos, econômicos e suas relações internacionais. Enfocou, logo depois, as questões pertinentes à Palestina e seu Estado de Direito, em que pese ainda não haver paz na região conflagrada da Faixa de Gaza.

Embaixador da Palestina no Brasil, diplomata Ibrahim Al Zeben

Alzeben, antes da palestra, participou do programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM e foi questionado sobre a ideia da construção do muro na rua Conde de Porto Alegre, junto à Unipampa, coordenada por um professor e alunos do curso de Relações Internacionais. “A ideia foi muito boa, sim, pois imaginem que as pessoas não aguentaram sequer dois dias com um impedimento físico de seu direito de ir e vir. Simplesmente, tomaram uma decisão, foram até o local e decidiram abrir um espaço para passagem, o que causou a derrubada do muro” – refere Alzeben, salientando que o objetivo foi cumprido.

Em outro momento, o embaixador deixou claro que o foco principal seria que o governo israelense entendesse o propósito de não mais construir muros ou barreiras – limitantes, psicológicos, físicos, enfim. “Temos que construir pontes com Israel” – sintetizou, usando uma metáfora para enfatizar o que os palestinos, em sua maioria, desejam, segundo entende. Alzeben também confirmou que, dentro em breve, estará sendo intensificado o processo de tornar Sant’Ana do Livramento cidade irmã de Hebron, da Cisjordânia, sob ocupação de Israel. A cidade tem população árabe e judia e está situada na região histórica da Judeia, abrigando os túmulos do patriarca Abraão, de Isaac e Jacó.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.