Exposições marcam a abertura do Festival da Cultura Árabe

Cartazes gráficos interativos, charges, imagens projetadas em tela, fotografias e composições gráficas são os principais estilos de uma mostra diversificada 

Exposição “Saara Ocidental: Imagens de um Povo Em Luta” reúne 50 fotografias

O IV Festival Sul-Americano da Cultura Árabe iniciou ontem, com a abertura de diversas exposições, em diversos locais da cidade. O evento acontece no período de 18 a 31 de março. As exposições abordam a cultura árabe e apresentam os seguintes temas: “Uma Terra Sem Povo Para Um Povo Sem Terra”; “Charges de Carlos Latuff”; “Palestina: Paisagem Fragmentada”; “Saara Ocidental: Imagens de um Povo em Luta” e “Versos de Darwich”.

A exposição interativa “Uma Terra Sem Povo Para Um Povo Sem Terra”, está no hall de entrada, na Casa de Cultura Ivo Caggiani, das 8h às 17h. Essa exposição é composta de cartazes gráficos interativos sobre o embate entre Israel e a Palestina, produzindo um discurso visual em torno das tensões sociais da vida cotidiana nesta região e propõe uma nova abordagem de pensamento sobre o conflito.

O trabalho de Carlos Latuff, na exposição “Charges de Carlos Latuff”, aborda temas sociais e políticos do Brasil e do Mundo. A mostra está no Salão de Atos da Casa de Cultura Ivo Caggiani, aberta ao público das 8h às 20h30. São 20 charges expostas, que podem ser encontradas em jornais em nível mundial, nos mais diferentes idiomas. Latuff, após viajar à Cisjordânia, na Palestina, em 1999, começou a retratar a dura realidade do povo palestino, buscando chamar a atenção pública para o lado mais desprivilegiado desse embate.

A mostra “Palestina: Paisagem Fragmentada” está localizada na Casa de Cultura Ivo Caggiani, aberta ao público das 8h às 20h30, e aborda os controles militares e as colônias construídas ilegalmente em território palestino. A exposição é composta de 80 fotografias projetadas em tela. As imagens são cedidas da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (BibliASPA).

Mostra na Casa de Cultura Ivo Caggiani com 20 Charges de Carlos Latuff

No Núcleo de Estudos Fronteiriços, está a exposição “Saara Ocidental: Imagens de um Povo Em Luta”, reunindo 50 fotografias, dos fotógrafos Edi Escobar, Emiliano Gómez, Isidro López, José A. García, Marcelo Legrand e Maria Cubillo. São imagens tiradas no deserto do Saara Ocidental, território localizado a noroeste da África. É possível perceber a poesia, mas também expressa a angústia de uma luta, pois é um povo que ainda nutre a esperança de conquistar a independência.

Composições gráficas realizadas por Janaina Elias, a partir de versos do poeta palestino Mahmud Darwich, é a marca da exposição “Versos de Darwich”, que pode ser conferida pelo público na Sala Cultural de Antel, em Rivera. É uma série de composições gráficas inspiradas nos versos do poeta, com base na obra “A Terra nos é Estreita e Outros Poemas”. As imagens também são poesias, e mais do que alusões a palavras ou sentimentos que cada verso desperta, torna-se também traduções plásticas para os poemas escritos em árabe, ou seja, os desenhos recriam imagens preexistentes, não de forma ilustrativa, mas expressiva.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.