RS Biodiversidade enfoca pastoreio rotativo

Grupo de produtores reunidos para detalhamento do projeto RS Biodiversidade, que inicia em Rosário do Sul

Cerca de 60 produtores rurais de Rosário do Sul conheceram, na sexta-feira (09/09), o programa RS Biodiversidade. Na localidade de Vacaquá, no interior do município, o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Moacir Bonotto, explicou como o projeto vai ser desenvolvido e qual vai ser a dinâmica de trabalho nas propriedades da região. Em Rosário, o objetivo é aplicar técnicas de pastoreio rotativo para melhoramento do campo nativo.

No município, vai ser instalada uma Unidade de Experimentação Participativa (UEP) – onde será feito o controle de ganho de peso dos animais e do desenvolvimento das pastagens. O programa prevê, ainda, a implantação de mais cinco subprojetos, onde o mesmo trabalho será feito, mas de forma menos abrangente.

Durante a reunião, sete produtores interessados em sediar a UEP e os subprojetos já realizaram a inscrição no programa. A partir de agora, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Rosário do Sul passa a avaliar a viabilidade de instalação do projeto nas localidades inscritas. Para isso, nas próximas semanas, a Instituição começa a realizar visitações técnicas nestas propriedades e, ainda no mês de outubro, a UEP já deve começar a ser implantada.

RS Biodiversidade

O RS Biodiversidade é uma das políticas do governo estadual para conservação ambiental e desenvolvimento regional. Neste contexto, destaca-se o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais. O objetivo é promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas. Na Metade Sul do Estado, existe a predominância do Bioma Pampa, principal foco de trabalho do RS Biodiversidades nesta região. A Emater/RS-Ascar, juntamente com outras entidades, é uma das coexecutoras do RS Biodiversidades e faz parte da Unidade de Gerenciamento do Projeto. O programa tem como principal executora a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.