Defesa Civil reúne mais de 150 agentes em Sant’Ana do Livramento

A coordenação estadual de Defesa Civil do RS apresentou ao país vizinho várias experiências, como projeto na comunidade

Representantes das duas coordenadorias apresentaram a realidade de trabalho e ações preventivas, que devem contribuir para o trabalho conjunto de atendimento às comunidades, em caso de evento adverso. Participaram, da cerimônia de abertura, o prefeito Glauber Lima, e o prefeito de Rivera, Marne Osório. Público lotou as dependências do encontro.

O salão de eventos do Palácio do Comércio reuniu mais de 150 agentes, durante o Workshop Binacional de Defesa Civil, realizado na tarde de ontem (21). Foram discutidas ações padronizadas para os procedimentos e planos de contingência entre as Defesas Civil do Rio Grande do Sul e Rivera.

Representantes das duas coordenadorias apresentaram a realidade de trabalho e ações preventivas, que devem contribuir para o trabalho conjunto de atendimento às comunidades, em caso de evento adverso. Participaram, da cerimônia de abertura, o prefeito Glauber Lima, e o prefeito de Rivera, Marne Osório.

A coordenação estadual de Defesa Civil do RS apresentou, ao país vizinho, as seguintes experiências:

Plano de contingência como instrumento de preparação para respostas

“É preciso que cada país conheça a realidade do outro, já que, em caso de emergência, o atendimento é realizado por ambos”, disse o sub-chefe da Defesa Civil, tenente-coronel Paulo Roberto Locatelli. “Queremos trabalhar as cidades para gerenciar seus riscos, e as atividades de prevenção são fundamentais para que o atendimento aconteça de forma coordenada e articulada entre as equipes”.

Resposta integrada em grandes desastres

A experiência de Santa Maria foi relembrada pelo coordenador regional de Defesa Civil do município, tenente-coronel Adilomar Jacson Silva. Baseado na atuação de acordo com o sistema de comandos de incidentes, Adilomar falou sobre a doutrina de trabalho para grandes eventos, em que várias instituições trabalham juntas, a partir de um comando unificado. “O trabalho é realizado por tempo indeterminado. Primeiro, nos preocupamos com o resgate e o combate ao incêndio, depois, identificamos os corpos e realizamos o atendimento às vitimas vivas, e agora, damos apoio psicológico e social aos familiares e sobreviventes”.

Projeto Defesa Civil na Comunidade

Coordenado pela tenente Luzelani Flores Ziegler, o projeto é voltado para crianças de 9 a 11 anos, que participam de atividades de preservação ao meio ambiente, cidadania e solidariedade. As atividades em Porto Alegre acontecem em comunidades de Territórios de Paz, e durante o período de veraneio, em praias do litoral norte. O objetivo é que o projeto seja ampliado para outros bairros e municípios do Estado, inclusive para as regiões de fronteira.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.