Poluição e sujeira só aumentam em córregos, rios e sangas de Livramento

Levantamento em diversos locais do centro e área de entorno servirá como diagnóstico da real situação das águas, subsidiando projeto de lei

Na ponte da Praça Artigas, Achylles mostra a situação de poluição

No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, a data entrou no calendário internacional no ano seguinte.

A cada ano, é proposta uma nova discussão sobre a questão da água, e em 2013, o tema estabelecido pela ONU será “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, que irá focar nas ações de educação ambiental, conscientização e colaboração sobre os desafios da necessidade de gestão desse recurso.

A reportagem de A Plateia fará matérias sobre os principais assuntos referentes aos recursos hídricos de Sant’Ana do Livramento, os principais problemas e as principais ações que estão sendo implementadas.

O assunto é de extrema importância, pois a água é essencial para a vida no planeta. A tendência é a intensificação do debate sobre o consumo descontrolado desse recurso, a má utilização, a falta de conscientização da população, as dificuldades de preservação e conservação de mananciais, que levará à terrível previsão de escassez de água, pelo seu mau gerenciamento.

E essa questão não é diferente aqui em Sant’Ana do Livramento, onde os córregos e sangas apresentam situação de poluição, devido ao descaso e à falta de informações da população.

Justamente por todas essas preocupações, na última segunda-feira (18), o vereador Danúbio Barcellos, juntamente com Achylles Bassedas (Bimbo), representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) e facilitador do Projeto Aquífero Guaraní, percorreu sete locais, no centro da cidade e áreas de entorno, com mais de 30 córregos, riachos e sangas, no intuito de verificar a situação atual, principalmente em postos de nascentes de água.

Segundo Achylles, nos locais visitados, principalmente a ponte da praça Artigas e Passo do Mingote, foi constatado que a poluição e a sujeira só aumentaram.

“Nossas sangas, nossos córregos, estão totalmente poluídos. O exemplo mais claro está ali no Passo do Mingote, pela quantidade de lixo jogado ao longo de toda a extensão do córrego. As pessoas parecem não entender que a água do aquífero está no nosso subsolo há mais de 30 milhões de anos, e que estas águas de córregos entram para o aquífero. As pessoas têm que ter consciência que se não cuidarmos desses locais, dando a destinação correta ao lixo, em pouco tempo não teremos mais água para consumir na cidade. As pessoas precisam entender que as águas poluídas, que correm por cima da terra, são absorvidas e chegam, sim, ao encontro das águas limpas”, concluiu Achylles.

O levantamento realizado durante essa semana servirá como diagnóstico da real situação da qualidade das águas em Livramento e subsidiará o projeto de lei.

“Constatar e advertir a comunidade santanense da real situação da poluição de nossos córregos, sangas e riachos é um reflexo do descaso da população, que polui e descarta diversos objetos nocivos, dificultando a conservação e preservação dos mananciais. A ideia é trazer a comunidade para protagonizar o projeto, como um agente que se dedica a recuperar e conservar as nascentes”, avaliou o vereador Danúbio Barcellos.

Ele apresentará hoje, na Câmara de Vereadores, o projeto que pretende incentivar e remunerar quem se dedicar à recuperação e conservação de nascentes do município, possuindo como princípio o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O projeto é baseado no “Conservador das Águas”, oriundo do município de Extrema (MG), que tem como objetivo fomentar a preservação de mananciais e nascentes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.