Livramento inaugura 1ª Escola de Ensino Médio da Zona Rural

A Escola Antônio Conselheiro está localizada no assentamento Bom Será e tem 22 alunos matriculados no 1° ano do Ensino Médio

Prefeito Glauber na inauguração da 1ª Escola de Ensino Médio na área rural

Os alunos do assentamento Bom Será, em Sant’Ana do Livramento não precisam mais se deslocar até a cidade para manter os estudos após concluírem o Ensino Fundamental. Na sexta-feira (15), o Ensino Médio foi oficialmente incorporado à Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Conselheiro. Assim, o município passou a contar com o primeiro curso nessa modalidade, fora da área urbana. O lançamento foi marcado por uma solenidade comemorativa, com as presenças do prefeito municipal, Glauber Gularte Lima, autoridades e comunidade.

Uma das matriculadas, Ana Cláudia de Lucca, de 14 anos, se diz aliviada por ela e seus vizinhos não precisarem percorrer dois trechos diários de 35 quilômetros até a sede do município, para dar continuidade aos estudos aprendendo as disciplinas formais. “Se não fosse aqui, teria que ser na cidade, e muitos iriam parar de estudar. São quase três horas andando em um ônibus, não é muito fácil”, pondera a adolescente. A colega de sala, Jaíne Almeida complementa: “Dá mais tranquilidade para os pais saberem que os filhos estão aqui perto”.

De imediato, 22 estudantes serão atendidos na turma pioneira. Como os formandos do nível fundamental na escola Antônio Conselheiro não passavam de 13, em 2012, pelo menos nove pessoas podem ter retomado os estudos em decorrência da ampliação da oferta do Ensino Médio no assentamento. É o caso de Leila Rodrigues. Aos 44 anos, a agricultora estava há sete longe dos bancos escolares. Após concluir o antigo primeiro grau, casou-se com um beneficiário da reforma agrária e passou a morar no assentamento Bom Será, onde não conseguiu prosseguir em sua formação. “Agora, penso em fazer uma faculdade e estudar. Voltar a minha rotina de antes”, contou ela.

Para atender Ana Cláudia, Leila e os demais educandos, o grupo de professores foi aumentado de 7, para 11 profissionais. Hoje, a escola Antônio Conselheiro atinge 170 crianças e jovens, mas o número dever ser ampliado nos próximos dois anos, à medida que as novas turmas do Ensino Médio forem criadas. A diretora da escola, Carmen Vedovatto, é uma defensora da oferta de educação em assentamentos. Oriunda da primeira turma de Pedagogia da Terra, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ela também é assentada na localidade Cerro dos Munhoz. Em sua fala, durante a cerimônia de inauguração do Ensino Médio, a educadora repetiu a poesia cantada minutos antes pelo assentado Silvestre Almeida, pai de uma das alunas: “Não vou sair do campo para ir à escola. É um direito de todos estudar no campo”.

O prefeito Glauber Gularte Lima destacou a importância da escola para a comunidade rural. “É com muita alegria que inauguramos a primeira oferta de Ensino Médio na zona rural. Tive a honra de inaugurar essa escola junto ao companheiro Olivio Dutra, em 2002, na época governador do Estado. Hoje acompanhado da coordenadora da 19ª CRE, Meire Torres, concretizamos essa conquista para a comunidade rural. Esse é um compromisso que assumimos: que o povo daqui tenha o direito à educação do campo e para o campo. Por isso, estaremos também implantando, no assentamento São Leopoldo, uma escola técnica. Uma luta antiga, que firmei junto ao secretário de educação do Estado, José Clóvis, quando trabalhei naquela pasta, e que em breve será realidade, assim como esta, que marcará como sendo a primeira escola de Ensino Médio na Zona Rural de Livramento” – concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.