10º CRB inicia processo de seleção para a 7ª edição dos Bombeiros Mirins

Lista com os 60 alunos selecionados para as turmas de Livramento será divulgada a partir de segunda-feira

Projeto Bombeiro Mirim conta com vários patrocinadores e colaboradores, formando 60 alunos a cada etapa.

O 10º Comando Regional de Bombeiros, juntamente com uma comissão técnica de avaliadores, deu início, neste fim de semana, ao processo seletivo para a escolha dos novos alunos do projeto Bombeiro Mirim edição 2013.

As fichas de inscrições de todas as escolas públicas participantes foram encaminhadas para avaliação nesta sexta-feira (15), e serão analisadas pela comissão, que terá a árdua missão de escolher apenas 60 alunos, entre as centenas de cartas enviadas.

Segundo o comandante do 10º CRB, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, o cronograma prevê que no dia 18 (segunda-feira), a lista com os nomes dos alunos escolhidos já esteja definida, para a abertura do período de matrículas do projeto, que se encerra no dia 23 de março. As aulas terão início no dia 26 de março.

O comando regional também destacou que, assim como das outras vezes, os alunos serão divididos em duas turmas, com 30 alunos cada uma. “Sabemos do grande interesse de pais e alunos em conquistar uma vaga para o projeto Bombeiro Mirim, mas, no momento, estamos priorizando manter a qualidade do projeto, que está em um patamar muito bom. Se aumentarmos a quantidade de alunos, vamos comprometer esta qualidade no aprendizado”, destacou Burgel, enfatizando que somente com a adição de novas empresas parceiras o projeto poderia aumentar quantitativamente.

A 7ª Edição do Projeto Bombeiros Mirim apresentará, ainda, uma novidade este ano, que é a oficina de Teatro, fazendo parte de uma atividade extracurricular. “Estamos intensificando as reuniões com os professores e diretores das escolas que têm alunos no projeto, para que se crie mais oportunidades deste multiplicador poder repassar as ações preventivas para seus colegas. E para que consiga se expressar melhor, estamos implantando esta oficina de Teatro, que terá o objetivo de desenvolver a habilidade de comunicação e desenvoltura frente ao público”, concluiu o comando.

Este ano, somando-se aos demais apoiadores do projeto, o Bombeiro Mirim contará com o apoio da AES-Sul e Comdica. Com relação à AES Sul, o projeto Bombeiro Mirim foi o único da cidade que concorreu ao patrocínio da empresa, dentre os inúmeros enviados. 

Ex-aluno 

O tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel com o ex-bombeiro mirim de 2011, Everton Vinícius Melo Nunes, de 12 anos, aluno da Escola Dr. Elbio .

Um ex-aluno do Bombeiro Mirim foi procurado por um dos apoiadores do projeto, para uma entrevista, para saber o que teria mudado em sua vida, a partir desta iniciativa.

Participante da turama de 2011, Everton Vinícius Melo Nunes, atualmente com 12 anos de idade, é aluno da escola Dr. Élbio, localizada na rua Dr. Hector Acosta. Integrante da 5ª etapa do projeto, Everton hoje colhe os frutos do que foi ensinado naquele ano, juntamente com outros colegas de curso. “Sou mais disciplinado e consigo conviver melhor com as pessoas. Antes, conversava muito em sala de aula, mas agora aprendi a dominar isso, e minhas notas melhoraram bastante. Na escola, sempre que surge uma dúvida sobre incêndio e prevenção, procuro ajudar os colegas”, contou ele, destacando, ainda, que antes do projeto não fazia as tarefas do dia a dia com vontade, mas que agora as realiza sem mais problemas. Questionado pela reportagem se gostaria de voltar para o curso, ele falou que sim, e que seu sonho é ser Bombeiro.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.