Secretário e equipe da Assistência Social prestam esclarecimentos no Legislativo

Leonor Gonçalves, arquiteta Carolina Alves Pinto e educadora física Elaine Lucas explicam a vereadores a divisão de equipamentos de ginástica para a maturidade ativa, no projeto iniciado em 2012

Após a leitura da ordem do dia na sessão de ontem, na Câmara de Vereadores, com as presenças de todos os 17 legisladores, foi a vez do secretário Leonor Gonçalves, da Assistência Social, bem como as técnicas integrantes da equipe responsável pela projeto Academia ao Ar Livre, ou Academia Popular – como vem sendo chamado – fazerem esclarecimentos sobre a implantação do sistema. O pedido foi feito pelo verador tucano Maurício Galo Del Fabro, acatado pela Mesa Diretora.

O secretário fez uma saudação, após ser convidado pelo presidente do Legislativo, Dagberto Reis, a realizar uma explanação; passando a palavra para a arquiteta Carolina Alves Pinto, responsável técnica pelo projeto. Ela, acompanhada pela professora de Educação Física Elaine Lucas, foi a protagonista da implementação das ações na administração anterior.

A arquiteta Carolina informou que a primeira academia foi instalada com 0s 10 aparelhos, adquiridos de uma empresa mediante licitação, na praça General Osório. Após, foram adquiridos outros equipamentos, sendo realizadas novas licitações. Assim, 10 equipamentos foram instalados na praça General Osório. 

Multiplicação dos aparelhos 

“Uma licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde, que comprou 3 conjuntos de academia, enquanto outra foi adquirida pela Secretaria de Assistência Social. São 40 aparelhos, totalizando 4 academias que, após uma pesquisa realizada, foram multiplicadas para 6, pois não há necessidade de um conjunto de 10 aparelhos para uma atividade completa” – explicou. Elaine Lucas informou que o público-alvo dessas academias é a terceira idade e os equipamentos não devem ser utilizados por menores de 10 anos, pois não há regulagem de altura nos aparelhos. “Não se deve confundir o programa de academia para a terceira idade, que é esse, com a academia da saúde, que é uma outra coisa” – explicou Elaine.

A arquiteta Carolina explicou que um conjunto de 10 aparelhos foi instalado na praça General Osório e outro no Batuva.

“Depois, foram listadas para instalação a praça Tio Nico – onde já existe, nas proximidades, uma organização que trabalha com idosos; a Cohab do Armour; e a praça da Caixa d’Água do Wilson. Alguns terão 6, outros, 7 aparelhos” – disse ela, salientando que contou com a ajuda da Secretaria de Serviços Urbanos para a instalação dos equipamentos, o que foi realizado no período intermediário entre Natal e fim de 2012, após a conclusão do conjunto da praça General Osório. Como em janeiro de 2013 não tinha mais vínculo, pois era contratada, a arquiteta não teve mais como realizar a coordenação das instalações. Informou que o critério de dividir os aparelhos foi para atender maior número de pessoas, sendo que a Academia ao Ar Livre estimula a prática de atividade física em todas as idades, a partir dos 10 anos, com especial atenção às pessoas com mais de 60 anos.

Em relação à base de concreto que existe na praça Artigas, a arquiteta explicou que foi feita para instalação de equipamento justamente no período entre o Natal e o fim de ano de 2012. Com o fim de seu contrato, não houve sequencia nas ações. “Não houve como fazer a instalação, pois contava com a ajuda da equipe da Secretaria dos Serviços Urbanos. Depois, meu contrato com a Prefeitura findou” – refere.

Leonor Gonçalves disse que estarão sendo retomadas, gradativamente, as atividades na continuidade das instalações.

Após as explanações, os vereadores realizaram questionamentos ao secretário e às técnicas, as quais prestaram informações sobre outros pontos pertinentes à questão.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.