Mulheres expressam suas conquistas

Conquistas de vários espaços no mercado de trabalho, acúmulo de funções e espírito de busca por maior valorização são opiniões unânimes das mulheres santanenses

Hoje é comemorado, no mundo inteiro, o dia da Mulher. As reflexões sobre o tema são de vários âmbitos, e vão desde a sua importância na sociedade, as funções que desempenham, os espaços alcançados no mercado de trabalho e os diversos papéis que ocupam, como mãe, esposa e profissional.

Diante dessa realidade, a mulher brasileira do século XXI procura cada vez mais investir no seu crescimento pessoal e profissional, buscando novas formas de realização e satisfação. E as mulheres santanenses não diferem nesse cenário nacional e mundial, pois elas estão buscando cada vez mais qualificação profissional, tanto no sentido de fazer cursos técnicos, quanto profissionalizantes, no intuito de inserção no mercado de trabalho, e até, em alguns casos, seguir o caminho do empreendedorismo.

Segundo informações obtidas nos diversos locais de qualificação profissional em Livramento, os cursos mais procurados pelas mulheres, na área técnica, são relacionados à saúde, como técnico em enfermagem, sendo uns dos focos para quem quer, de imediato, inserção no mercado de trabalho.

Outro curso que tem bastante procura é o técnico em administração e os profissionalizantes, como de cabeleireiros, manicure e pedicure, tanto com o objetivo de montar o próprio negócio, como também na busca por colocação no mercado de trabalho. Esse retrato espelha o perfil das mulheres nacionalmente e internacionalmente, que buscam mais seus espaços na área profissional, acumulando funções, sempre no intuito da busca de uma melhor valorização.

Diante dessa realidade, a reportagem de A Plateia entrevistou diversas mulheres de expressão na comunidade santanense, que desempenham variadas funções. Elas comentaram a importância da mulher na atualidade, seus principais pontos de vista e, por fim, algumas concluíram com mensagens de força.

Nuria Kines

Presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras.
“A presença da mulher é fundamental na atualidade. Temos expressão na política, na economia, no meio ambiente, na arte, na agricultura, na administração, no empreendedorismo, enfim, nos diversos campos de atividades. A mulher do século XXI possui uma visão ampla, pois ela é prática e moderna. Ela não é só dona de casa, buscou seu espaço, buscou sua valorização, buscou sua realização profissional.
Temos diversas donas de casa na Associação de Mulheres Empreendedoras. Elas são uma potencialidade de empreendedorismo, é preciso administrar um lar, para administrar seus negócios, e isso, hoje em dia, é uma realidade, um fato que só contribui para a economia de determinada sociedade.
Minha mensagem para esse dia tão especial, que se comemora internacionalmente, é que ‘Hoje, está sendo melhor que ontem, um dia comum se tornou seu, a prova real da consagração do seu importante papel na sociedade’. É exatamente aí que reside a importância da mulher na sociedade, no que acredito para prosseguir com minhas atividades todos os dias”.

 

Ana Picollo

Agricultora – Assentamento Liberdade no
Futuro, localizado no bairro Cerros dos
Munhoz. Também vinculada à entidade Fórum
Santanense de Economia Solidária.
“Na área rural, sem a mulher, não existe agricultura, ela está envolvida em todas as atividades que envolvem tanto o plantio, quanto os afazeres de casa. Temos ainda um grupo de tecelãs, o grupo faz cobertores, chergão e tapetes. Produzimos queijo, leite, mandioca, batata, abóbora, hortaliças e o excedente nós vendemos na feira, uma vez por semana, no terminal de ônibus, agregando valor para a nossa subsistência. Na nossa luta no assentamento, conseguimos conquistar o nosso espaço, viver com dignidade com a nossa terra, recuperarmos nossa autoestima, acreditando na nossa capacidade e passando esses aprendizados e experiências a todas as gerações que criamos dentro do assentamento. O nosso convívio é de solidariedade, e esse valor é o principal para se viver em paz e harmonia dentro de qualquer comunidade. Sou feliz por ser mulher, sou feliz por ser agricultora”.

 

Gilda Acauan

Empresária rural
“Como diz o antigo ditado: ‘Por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher’. Isso prova a importância da mulher, que muitas vezes não aparece em primeiro lugar, mas o mundo atual é, de fato, regido por elas.
Os desafios profissionais pelos quais passei juntamente com minha filha, Marcela, não foram fáceis, principalmente pela falta de experiência que tínhamos e pela resistência dos empregados em serem liderados por mulheres. Mas, ao longo do tempo, com paciência e busca de conhecimentos, as barreiras foram superadas, e hoje trabalhamos com tranquilidade.
A mensagem principal que eu daria para as mulheres é de nunca achar que já fez o suficiente, mesmo já tendo vivido uma vida intensa e boa. É preciso manter o espírito de busca, um objetivo a perseguir, um desafio, pois se não for assim perdemos o interesse pela vida”.

 

Emilene Borges Ravanello
Chefe de Segurança no Trabalho –DAE

“Sou casada e mãe de duas meninas. A mulher da atualidade conquistou vários espaços no mercado de trabalho, e somos peças importantes para a economia nacional. Trabalhamos em diversos campos da atividade humana – sem contar os diversos papéis que desempenhamos como mães, esposa, dona de casa, além de profissionais.
Estou na área de segurança do trabalho há quase 3 anos, e cada vez mais as mulheres conquistam espaço nessa profissão, que até bem pouco tempo era exclusividade masculina.
No DAE, estão sob os meus cuidados 250 funcionários, expostos aos mais variados riscos, e para cada risco, há inúmeras medidas que devem ser utilizadas com o fim de proteger o trabalhador.
Como profissional, todo dia cumpro minha missão de conscientizar e educar o trabalhador sobre a importância da prevenção e cobrar as exigências das regras de segurança, pois o objetivo principal desse trabalho é a prevenção de acidentes. É um trabalho de gente que gosta de gente, que exige muita dedicação, paciência, estudo, treinamentos e constante atualização das normas de segurança e equipamentos de proteção”.

Claudia Larruscain
Artesã, vinculada à entidade Fórum Santanense de Economia Solidária

“O importante para a mulher, na atualidade, é trabalhar fora e ser valorizada por isso. Hoje em dia, damos conta de casa, marido, filhos e trabalho, e com tudo isso alcançamos a felicidade, por nos sentirmos úteis à sociedade e a nós mesmas.
O meu trabalho como artesã é uma busca de qualidade de vida, de bem-estar, de autorrealização, de autoestima – eu me realizo fazendo meus trabalhos manuais. É aquela coisa: Por que vou ficar em casa, se posso me valorizar e me inserir na sociedade?
Acho isso o mais importante, você se relacionar com as outras pessoas, trocar experiências, informações e ser útil com o que faz, e nosso grupo tem esse objetivo”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.