Alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense reiniciam as aulas ainda na escola Professor Chaves

Alunos, professores e parte dos técnicos administrativos deverão ficar no local, pelo menos até o fim do mês de março, quando poderão ocupar o prédio novo

“Novo prédio deverá ser ocupado até o fim do mês de março”, diz o diretor do IFSul,
Alessandro Lima

Prédio pronto, turmas formadas, professores a postos e currículo programado, porém, ainda em local provisório. Assim recomeçaram as aulas, ontem, no campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul, em Sant’Ana do Livramento. Alunos dos quatro semestres da instituição ainda dividem espaço com estudantes matriculados na escola Professor Chaves, em pelo menos um dos turnos de maior movimento, na parte da tarde. A confusão pelos corredores se tornou inevitável, embora os visitantes ainda sejam considerados bem-vindos a ocupar os espaços disponíveis.

Com um prédio cuja obra foi orçada em mais de R$ 3 milhões, construído na Avenida Paul Harris, praticamente todos os problemas atuais seriam extintos, a começar pelas melhores acomodações para professores, técnicos e alunos, além da capacidade de melhor desenvolver os projetos em vigência no IFSul, e visitas da comunidade. 

Recomeço

Mesmo diante do espaço pequeno e quase improvisado, estudantes de quatro semestres recomeçaram as atividades, na tarde de ontem

“Começamos hoje (ontem), aqui na escola Professor Chaves e, amanhã, recomeçam as aulas do curso de Controle Ambiental, lá na UTU – Universidade do Trabalho do Uruguai. Quanto ao prédio, estamos na espera, e acredito que até o fim de março poderemos ocupar o local”, disse o diretor do IFSul em Livramento, Alessandro Lima. Segundo ele, o novo espaço deverá ser entregue ainda nesta semana, quando haverá a visita dos integrantes da comissão de fiscalização para receber a obra.

Além disso, Alessandro destacou, ainda, que a AES Sul já realizou a ligação de energia elétrica no prédio, o que, em tese, permite que alguns serviços já possam começar a funcionar. “Nós conseguimos que a AES Sul agilizasse a energia. Agora, vamos chamar algumas pessoas dos serviços terceirizados, para agilizar a limpeza de muitas coisas que temos guardadas lá, e estamos ainda esperando o serviço de internet. Também estamos esperando apenas receber o prédio para informar o pessoal que irá instalar as cortinas. Esperamos que, pelo menos, quatro servidores do setor administrativo já possam ocupar o prédio para que outros processos também ganhem mais celeridade”, frisou o professor. 

Alunos do IFSul ainda dividem espaço com os estudantes da escola Professor Chaves, no reinício das aulas.

Turmas

“Estamos com oito turmas, atualmente, acomodadas em salas cedidas na escola Professor Chaves. São quatro salas de tarde e mais quatro salas à noite, além do Projeto Mulheres Mil, que já reinicia nesta terça-feira e que terá reuniões duas vezes por semana. Estamos com 140 alunos no Curso de Informática para Internet e mais 38 mulheres dentro do projeto. Além disso, são mais 15 professores e 06 técnicos adminstrativos. Dos 21 ao todo, 17 estão no Professor Chaves. Por isso, estamos tentando ficar aqui só mais duas semanas, não mais do que isso, porque precisamos de internet funcionando. Mas, para o administrativo, necessariamente, não. Vai dar tudo certo”, afirmou o diretor do campus.

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.